Muitos sonham em conquistar a casa própria e a compra do imóvel é um dos momentos mais importantes na vida de uma pessoa, porém existem alguns detalhes que precisam ser analisados e estudados.
Uma alternativa interessante para realizar o sonho da casa própria é comprar um imóvel na planta. E neste tipo de negócio, o planejamento financeiro é essencial para evitar problemas futuros.
Ao longo do percurso, é normal surgir imprevistos, tais como demora na entrega das chaves, atraso na entrega da unidade, problemas acústicos, falta de documentação para o financiamento imobiliário. Por isso, é necessário atentar-se ao máximo de detalhes para evitar eventuais problemas.
1. Conheça a Construtora
Se possível visite outros empreendimentos da mesma construtora, converse com moradores e síndicos. Faça uma pesquisa nas redes sociais, consulte também o Procon e o Reclame Aqui.
2. Planta do Imóvel
Avalie atentamente a planta da unidade que você tem interesse. Confira a disposição em relação à claridade, ventilação, ruídos externos. Confirme a quantidade de vagas e veja se são presas e cobertas.
3.Contrato de Compra e Venda
Leia atentamente todas as cláusulas do contrato. Confira se todos os itens estão corretos conforme o combinado com o corretor. Se, houver alguma dúvida, leve o contrato para casa, leia com calma e procure um profissional especializado para esclarecer todos os itens. Ao assinar o contrato lembre-se de rubricar todas as páginas. Exija, na hora, uma via do contrato original e guarde-a com você, reconhecendo as firmas de todas as assinaturas.
4.Despesas Extras
Durante as obras, o comprador paga as parcelas para a construtora. Essas parcelas mensais são corrigidas pelo Ìndice Nacional da Construção Civil - INCC. Somente quando o imóvel estiver pronto que assina o contrato com o banco. Outra despesa extra que é preciso se programar é com o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI.
5. Chaves
A parcela das chaves é uma intermediária, com data a de pagamento com vencimento que coincide com o prazo prometido para a conclusão das obras. Vale lembrar que quando as obras atrasam é necessário efetuar o pagamento do mesmo jeito.