Mercado imobiliário
11.jun.2018
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

5 dicas para você financiar o seu imóvel

Saiba como se preparar para adquirir o crédito

Imagem 5 dicas para você financiar o seu imóvel
Logo Copiar Blog Notícia

A compra de um imóvel é, muitas vezes, o maior investimento que alguém faz ao longo da vida. O sonho do brasileiro de ter a casa própria sempre existiu e sempre vai existir. A moradia é uma necessidade básica na vida. E várias são as formas de comprar imóvel, pode ser através do consórcio, crédito imobiliário direto com as construtoras ou através dos programas de financiamento da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e dos bancos privados.

O financiamento da casa ou do apartamento pode ser uma alternativa interessante, já que reunir a quantia necessária para adquirir um imóvel pode ser um grande desafio. Mas é fundamental se planejar e atentar-se ao máximo de detalhes. E para ajuda-lo a avaliar o que você deve levar em conta neste momento, o Grupo SP Imóvel listou 05 dicas para você financiar um imóvel com segurança.

1. Planejamento Financeiro

É importante realizar um planejamento financeiro. Faça um fluxo de caixa da renda familiar e os recebimentos futuros, abater as despesas particulares como cartão de crédito, alimentação, combustível, estudos que sejam necessárias para os próximos anos. Assim é possível obter uma boa perspectiva da capacidade de pagamento das prestações futuras, lembrando que, muitos empreendimentos enquanto estão em obras contam com mensalidades, parcelas trimestrais, semestrais e até mesmo anuais. Todas atualizadas pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção).

2. Pesquisa

Na hora de escolher o banco ideal para financiar a casa própria é preciso estudar todas as condições. É muito importante ficar atento com o valor das taxas de juros, pois são determinantes para indicar o custo do financiamento. Uma taxa de juros mais alta será o suficiente para aumentar o valor da prestação e consequentemente o montante final que você terá de pagar. O nível de relacionamento do cliente com o banco interferirá na cota e taxa de juros da contratação do crédito imobiliário. Ou seja, é importante consultar mais de uma instituição bancária e avaliar as melhores alternativas de financiamento.

3. Reserva Financeira

Nunca utilize toda a sua liquidez para pagamento da entrada. É importante sempre manter uma reserva financeira que possa possibilitar o pagamento de suas contas por um período, caso ocorra alguma emergência. Portanto, a compra do imóvel não deve comprometer as finanças mais de 30% da renda mensal líquida.

4. Sistema de Amortização Tabela SAC

Procurar obter financiamento imobiliário pelo Sistema de Amortização Constante (SAC), logo que, as parcelas são atualizáveis. Já pela tabela PRICE, as parcelas são fixas e, quando praticada pelas construtoras, costuma-se pagar juros mais altos em relação à tabela SAC.

5. Nome Limpo

O que ajuda a ter o crédito aprovado com facilidade são fatores como ter contas pagas em dia, mais de três anos de carteira assinada, FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Por sua vez, são prejudiciais para aprovação ter o nome no cadastro do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) ou do Serasa Experian, que apontam dividas de empréstimos ou acordos para pagamento de dívidas de cartões de crédito.

6. Documentos

Para o crédito imobiliário será preciso apresentar documentos do cliente atualizado, como: RG, CPF, comprovante de endereço, certidão de nascimento ou casamento, extrato do banco. E caso for utilizar o FGTS, apresentar carteira profissional e o Pis. Caso a compra seja de um imóvel usado vai precisar de CPF do proprietário, registro do imóvel e comprovação de quitação de tributos (IPTU, condomínio e etc). É importante providenciar tudo com antecedência. Após entregar os documentos, o crédito será analisado e aprovado, o banco realiza uma vistoria no imóvel. Esta avaliação oferece segurança ao cliente para que o imóvel não possui nenhum tipo de restrição.

Fonte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
www.spimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel
< Post Anterior
Museu Barão de Mauá é atração no Município
Próximo Post >
Decoração com porcelanatos que imitam madeira