Imóveis desocupados e sem uso podem ser uma verdadeira fonte de problemas. Com o tempo, o que era para ser um investimento, se torna origem de despesas, culminando com prejuízos e gastos desnecessários.
Manutenção, encargos e impostos se acumulam, enquanto, a propriedade fica ociosa sem gerar renda. Por isso, é preciso determinar um uso racional, garantindo no mínimo a manutenção das despesas mensais. Se for possível obter lucro ou uma fonte de renda, melhor ainda.
A locação de imóveis é uma excelente alternativa para aumentar o rendimento mensal de quem tem alguma propriedade “sobrando” e que, como consequência, acaba evitando prejuízos aos seus proprietários.
Está na dúvida se deve ou não alugar seu imóvel? Confira abaixo 5 razões para não deixar seu patrimônio!
Em tempos de instabilidade econômica, manter um imóvel desocupado pode ser um verdadeiro desafio. Imóveis parados atraem atenção de invasores como vândalos, ladrões e até mesmo usuários de drogas. Por mais que a segurança seja rígida, dependendo do tipo de propriedade é muito difícil manter afastados os “hóspedes” incômodos, principalmente quando estamos falando de uma casa ou uma propriedade rural.
IPTU, taxa de condomínio, conta de água, luz, taxa de coleta, taxa de disponibilidade…
Um imóvel tem geralmente muitas despesas fixas que envolvem desde contas a impostos. Por mais que a luz esteja desligada ou o registro esteja fechado, sempre vai sobrar um passivo mensal que pode ser desde uma taxa mínima à despesa com IPTU. Dentro dessa perspectiva, manter um imóvel ocioso significa ter prejuízo.
A ação do tempo e da falta de um uso pode afetar um imóvel. Eletricidade, encanamento, cobertura, piso e parede são alguns dos itens que estão sujeitos aos desgastes pela falta de uso e manutenção e isso é um verdadeiro problema quando não tem ninguém para verificar.
Você já deve ter escutado algo sobre ocupação urbana ou rural não é mesmo. Imóveis desocupados chamam a atenção de grupos que podem invadir o local. Esse tipo de "habitação" irregular pode tornar-se uma verdadeira batalha jurídica. Algumas vezes, o proprietário sequer consegue a reintegração de posse.
O ambiente urbano é cercado de desafios ambientais. Quando o assunto é saúde, insetos, ratos, fungos e outras pragas, disputam cada centímetro de espaço com os humanos. Deixar um ambiente propício para a proliferação de vetores de doenças como o mosquito da dengue pode ser uma questão sanitária.
Imóveis desocupados, em especial terrenos e casas, podem funcionar como criadouros de doenças causando verdadeiras dores de cabeça ao proprietário. Em alguns casos, a autoridade pode ser comunicada e até solicitar uma intervenção na propriedade.
Convencemos-te de que deixar a propriedade parada pode te gerar muitos prejuízos? Então passou da hora de procurar meios de torná-la uma fonte de renda.
Inicie as reformas, conserte o que estiver mais crítico e procure um profissional para te auxiliar a agilizar a locação. Você pode começar anunciando gratuitamente no Portal SP Imóvel, pois, inúmeras imobiliárias de confiança poderão te ajudar e intermediar as suas negociações