Tendências
06.dez.2015
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

Agentes do setor criticam Lei de Zoneamento

Mercado acredita que custos podem aumentar

Imagem Agentes do setor criticam Lei de Zoneamento
Logo Copiar Blog Notícia
Apesar de esperado, estudado, discutido, sugerido e, acima de tudo, visto com ressalvas quando aprovado, o Projeto de Lei 272/2015, que trata da nova Lei de Zoneamento, ainda causa críticas. A mais recente vem da principal entidade do segmento, o Secovi-SP.

Em audiência pública na Câmara Municipal para debate do projeto, Claudio Bernardes, presidente do Sindicato da Habitação, criticou principalmente os custos que o projeto pode gerar ao mercado e, consequentemente, comprador.

De acordo com o representante, a nova legislação pode criar mecanismos que aumentarão os custos das empresas na produção de novo empreendimentos, notadamente nas questões de tamanho dos terrenos, gabarito e áreas consideradas não computáveis, que devem ter limites restritivos, bem como na criação de novas quotas ambientais e na alteração do custo da outorga onerosa (instrumento jurídico, usado para incentivar o desenvolvimento urbano).

Segundo Bernardes, os empreendedores devem sofrer, mas o comprador deve sentir mais, pois os imóveis tendem a ficar mais caros. Os efeitos não ficam só no custo da produção, mas até mesmo criar alternativas não interessantes, como as pessoas procurarem, morar em cidades vizinhas, o que afetará a mobilidade na cidade e em seu entorno. Em nota oficial, o Secovi

O Secovi-SP informou, em nota oficial, que espera que o Executivo e o Legislativo mantenham a disposição ao diálogo aberto e franco "para que sejam corrigidas as flagrantes distorções que se apresentam no texto divulgado pela Câmara Municipal". Aguardemos os próximos passos.


Fonte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
www.spimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel
< Post Anterior
Mercado Imobiliário - Cresce venda de imóveis usados
Próximo Post >
Construtoras financiam 80% do valor do Imóvel