Algumas pessoas acham vantajoso alugar imóvel diretamente com o proprietário (locador) e vice-versa, porém não é o recomendado, pois muitas vezes o risco da locação direta não compensa. As imobiliárias (cadastradas no Conselho Regional de Corretores de Imóveis – Creci) têm obrigações jurídicas de intermediação. E se houver algum problema, seja no início, meio ou no final da locação, a imobiliária possui experiência para solucionar os imprevistos, além conhecer profissionais qualificados que darão confiança e segurança para ambas as partes.
Outro detalhe importante é que para uma imobiliária “o cliente” não é só o proprietário como muitos costumam dizer. Ela pode até usar esse termo para agradar, mas na realidade "o cliente da imobiliária" são as duas partes, pois o lucro vem justamente dessa intermediação. Se não houver as duas partes, não haverá lucro.
Muitos preferem alugar o imóvel diretamente com o proprietário porque acreditam que a negociação é mais prática e rápida. Mas o que muitos não sabem é que dificilmente o proprietário terá as técnicas e ferramentas para examinar a documentação.
Outro cuidado que todo proprietário que pretende fazer a locação direta deve ter, são com os estelionatários, pois na maioria dos casos não tem rosto e geralmente são extremamente educados. Eles podem até pagar no início da locação, mas dificilmente pagarão corretamente até o fim, fora o tempo que eles conseguirão enrolar para você não ingressar com a ação. Quando isso acontece, é comum ouvir casos de inquilinos (locatários) que ficaram 1 ou 2 anos sem pagar o aluguel, traumatizando proprietários.
Caso estejam em dúvida sobre a idoneidade da imobiliária, faça uma pesquisa, verifique quantos anos ela atua no mercado imobiliário, veja se o corretor que está atendendo possui o credenciamento físico (Creci), se contam com a presença de um advogado interno ou externo para sanar dúvidas mais complexas e pergunte o nome desse profissional.
No caso da administração, verifique se caso o inquilino ficar devendo, se eles ingressam sem custo com a ação de despejo por falta de pagamento (geralmente se cobra do locador somente os custos processuais) e depois de quantos meses do inquilino sem pagar o aluguel que eles entram com a ação. Se as respostas não forem rápidas e precisas, desconfie.
E você está procurando imóvel para alugar? Acesse o Portal de Imóveis de São Paulo - SP Imóvel e confira mais de 17 mil imóveis para alugar nas principais regiões de São Paulo, Grande ABC e no Litoral Paulista.
Leia também:
O que fazer se o locador gastar o dinheiro do depósito do aluguel do imóvel?
Qual valor de depósito é devolvido no término do aluguel de imóvel?
Qual a responsabilidade do Fiador no aluguel de imóvel?