O pão é um dos itens que não falta na mesa dos brasileiros, principalmente de manhã com aquele café coado.
E, quando o assunto é padarias, sabemos que os paulistas não são apenas grandes fãs delas, como ilustram muito de sua história. A propósito, na Capital encontramos a primeira do Brasil. Em são Paulo, o pão que mais é pedido, sem dúvidas, é o pão Francês, também conhecido como pão de Sal e pão Careca.
Antigamente, ele se parecia mais com a baguete francesa e chamava-se Filão. Com o tempo diminuiu de tamanho e virou a Bengala, que originou o pãozinho como conhecemos.
Segundo a Abip (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria), hoje, temos mais de 70 mil padarias no país, sendo predominantes as de pequeno porte e de administração familiar.
Confira neste artigo as 7 padarias mais antigas de São Paulo e outras curiosidades:
1. Padaria Santa Tereza
Criada em 1872, a
Santa Tereza é a padaria mais antiga de São Paulo e do país. Está localizada no Centro Histórico e já do primeiro andar se vê a Catedral da Sé - o curioso é que ao construir a Catedral a padaria já existia há 41 anos.
Os patês em conjunto com os pães italianos são o mix perfeito para começar o dia e o bolo de curau é muito pedido pela clientela no local e muitas personalidades e turistas já frequentaram o local.
Endereço: Praça Dr. João Mendes, 150, Centro Histórico de São Paulo -
GOOGLE MAPS.
2. Italianinha
Foto: Guia Santana
A
Italianinha é um pequeno empório com jeito de mercearia que teve sua data de inauguração em 1896. Administrado atualmente por Sandra Franciulli, herdeira do negócio que pertenceu ao seu avô e seu pai e o forno, onde cabem cerca de 300 filões, ainda é o mesmo desde a fundação.
Em agosto de 2016, o local recebeu selo do Conpresp, órgão municipal de proteção ao patrimônio, que dá ao lugar reconhecimento de "Valor Cultural e Histórico", embora não seja salvaguardado pela prefeitura.
Uma das características que demonstra a peculiaridade dessa padaria é que a fermentação do pão italiano original é natural e todo o processo preservado.
O avô de Sandra trouxe da Itália a "massa mãe", que até hoje dá origem aos pães que saem das fornadas. Para que não se perca a tradição, os funcionários responsáveis pela produção dos pães sempre deixam um pedaço da massa mãe guardado.
O carro-chefe é o pão de calabresa, com receita italiana contém recheio de provolone, calabresa e mozarela. Mas o pão de quatro queijos, tomate seco e berinjela também são bastante pedido.
Endereço: Rua Rui Barbosa, 121, Bela Vista -
GOOGLE MAPS.
3. 14 de Julho
Foto: TripAdvisor
Fundada em 1897 por Rafaele Franciulli, a
Padaria 14 de Julho é cuidada há duas décadas pelo membro da família e chef Alexandre Franciulli, inclusive, seu Cannoli foi eleito o número um de São Paulo.
Os pães recheados e demais tipos oferecidos pela padaria são conhecidos por manterem o sabor fiel da Itália.
Outra característica do local, é que é exigido assim como na colônia italiana que os produtos sejam expostos ao alcance das mãos e dos olhos. Todos frescos, feitos praticamente todos os dias, de forma artesanal e o forno utilizado para fabricar os pães italianos são os mesmos há quase um século.
Doces, massas e demais produtos também são bastante valorizados pelos clientes os devido à qualidade, pois a 14 de julho negocia com fornecedores brasileiros e estrangeiros os produtos de maior qualidade da tradição da comida italiana para que seja possível preservar sua essência.
Endereço: Rua Quatorze de Julho, 92, Bixiga -
GOOGLE MAPS.
4. Padaria Carillo
Foto: Terra
Fundada em 1912, a
Padaria Carillo mantém de forma leal a mesma receita de pão italiano de sua fundação e produz seus pães no fogão a lenha aos olhos de seus clientes. Hoje a padaria é cuidada pelos bisnetos do fundador, Guilherme e Gabriel Carillo.
Além dos pães ao estilo italiano, os recheados também são muito pedidos. Ainda em 2021, os donos pretendem abrir novas instalações para ampliar e repaginar o ambiente, trazendo um ar mais moderno e também para estender a quantidade de serviços e produtos.
Endereço: Av. Álvaro Ramos, 2071 - Mooca
5. Padaria Lisboa
Foto: Padaria Lisboa
Fundada em 1913, a
Padaria Lisboa atualmente é comandada pela 4ª geração da família e está localizado no famoso bairro da zona leste Tatuapé. Embora mantenha a tradição familiar, possui ambiente moderno e muito visitada e recomendada pela qualidade dos alimentos. Inclusive, chefes, como Felippe Gastronomeu a recomendam.
Não só pelo sabor dos pães e outros itens do cardápio, mas pelo atendimento diferenciado e variedade de produtos.
Endereço: Praça Silvio Romero, 112, Tatuapé -
GOOGLE MAPS.
6. São Domingos
Foto: Valor Cultural Cidade de São Paulo
Fundada em 1913 pelo Calabrês Domenico Albanese, a
Padaria São Domingos agora é comandada pelo bisneto Silvio Albanese e sua irmã Eliana. Eles não só mantém a fermentação natural na produção os pães, livres de produtos químicos e feitos de maneira artesanal, como itens, como um dos fornos, que está ativo desde o ano da inauguração da padaria.
O local e a própria família estão muito ligadas à tradição oral e histórias relacionadas a São Domingos, por isso, é fácil encontrar vestígios dessa ligação no espaço. A Padaria São Domingos abastece restaurantes como Andiamo, La Pasta Gialla, Le Jazz e Jardim di Napoli.
Endereço: Rua São Domingos, 330, Bela Vista -
GOOGLE MAPS.
7. Basilicata
Foto: Comer.dormir.viajar
Fundada em 1914 por Filipe Ponzio, tio-bisavô de um dos quatro sócios atuais, a
Basilicata mantém aspectos do local preservado desde a época de sua fundação e que passaram de geração em geração, como um dos fornos, que é de pedra e alimentado à lenha.
O local de uma pequena lojinha apertada, tornou-se um ambiente charmoso e autentico, visando à acessibilidade e infraestrutura para receber seus clientes de forma mais confortável e acolhedora, foram feitas até adaptações para cadeirantes, entre outras necessidades.
Além dos famosos pães Italianos, a padaria oferece produtos importados, como azeites, molho de tomates, queijos, salames, grande variedade de vinho, entre outros itens.
Restaurantes como Ráscal, Gigetto, Lélis, Roperto, Bassi e Mexilhão servem as brusquetas e torradas com os pães produzidos pela padaria.
Endereço: Rua Treze de Maio, 596, Bela Vista -
GOOGLE MAPS.
Confira também as melhores padarias em cada região de São Paulo:
Resumo do texto:
O artigo destaca as 7 padarias mais antigas de São Paulo, revelando a importância do pão na cultura brasileira e o significado histórico desses estabelecimentos. Desde a chegada dos portugueses, o pão evoluiu no país, com destaque para o pão francês em São Paulo. As padarias mantêm tradições familiares e receitas únicas, preservando a qualidade e sabor originais dos pães italianos. Além disso, a matéria ressalta a valorização dos produtos artesanais, o ambiente acolhedor e a variedade de itens oferecidos, demonstrando a relevância dessas padarias na cena gastronômica da cidade.