A Caixa Econômica Federal, na última terça-feira, 20 de agosto, divulgou mais uma opção de financiamento imobiliário para aqueles que sonham em conquistar a casa própria. A nova linha de crédito habitacional com atualização do saldo devedor pelo Ìndice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Esse índice é o conhecido como o termômetro da inflação. A contratação de crédito imobiliário com índice de preços foi regulamentada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e será aplicada para o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).
As novas linhas poderão ser usadas no crédito imobiliário por até 30 anos, com taxas de juros que variam de 2,95% a 4,95% ao ano, mais o IPCA. E a quota máxima de financiamento de 80%. As taxas valem para novos contratos e estarão vigentes a partir da próxima segunda-feira (26).
“A CAIXA oferecerá o crédito imobiliário corrigido pelo IPCA ou pela TR (Taxa Referencial). Outra vantagem desta operação é que a CAIXA vai poder vender parte desse crédito de uma maneira mais fácil. Vamos securitizar parte do que a CAIXA ‘originar’. Isso vai ser muito importante para o mercado de capitais”, explica o presidente do Banco, Pedro Guimarães.
Em julho, a Caixa Econômica anunciou a redução da taxa de juros do Crédito Imobiliário das linhas do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) e do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Veja a matéria completa Aqui.
Um mês após a Caixa anunciar a redução da taxa do Crédito Imobiliário, o banco Santander também divulgou mudanças nos juros do Financiamento de Imóveis. Veja a matéria completa aqui.
O mercado imobiliário no Brasil mostra sinais de retomada do setor, entre esses sinais estão: as baixas taxas de juros, demanda por crédito, retomada de preços, redução da inadimplência e a regularização da na Lei dos Distrato.
Então, para quem sonha em conquistar a casa própria, esse pode ser um bom momento para Comprar Imóvel em São Paulo, pois o mercado imobiliário apresenta ótimas oportunidades de negócios. Aproveite também as baixas taxas de juros do financiamento imobiliário.