Escolher entre casa ou apartamento é uma decisão significativa ao buscar um novo lar, seja para quem deseja comprar ou para quem opta por alugar um imóvel. É claro que ambos têm suas vantagens e se adequam a diferentes estilos de vida e preferências. No artigo de hoje, você confere os principais fatores para considerar na hora de escolher qual opção é a melhor para você.
Casas, geralmente, oferecem mais espaço interno e externo, ideal para famílias maiores, mas também para quem gosta de ter mais espaço e cômodos. Também pode ser a melhor opção para quem já tem ou pretende adotar animais de estimação, no entanto, não é uma regra, uma vez que os animais podem ter uma vida feliz em um apartamento também.
Jardins, quintais e varandas são uma característica comum das casas, oferecendo espaço ao ar livre para atividades e relaxamento. É a sensação de “estar do lado de fora” sem precisar sair de casa. Mesmo que a área externa não seja grande, esse espaço já traz benefícios como: arejamento da casa e luz solar. Também pode facilitar o dia a dia, como contar com varais e uma lavanderia mais ampla.
Uma casa oferece total liberdade para decorar e modificar o espaço de acordo com suas preferências e necessidades. Seja a fachada da casa, o muro externo, portões, portas, etc., o que não é possível na maioria dos apartamentos devido às regras do condomínio.
Por falar em regras, em geral, casas tendem a ter menos regras e regulamentos em comparação a apartamentos, o que oferece mais liberdade para o proprietário. Não apenas sobre a personalização, mas também sobre barulhos rotineiros, como batedeira, secador de cabelo, liquidificador, etc.
Além disso, pode haver regras sobre entrada social e de serviço, uso da garagem (é comum que carros que não pertençam ao condômino não sejam permitidos, por exemplo), limitação de número, tipo ou tamanho dos animais de estimação e sua transição nas áreas comuns, há condomínios que inibem até mesmo pendurar roupas na sacada. Por isso, uma casa é sinônimo de mais liberdade e autonomia.
Muitos condomínios oferecem segurança 24 horas, portarias e diversas ferramentas de segurança eletrônica. Por isso, pode ser mais interessante para quem viaja com frequência ou passa muito tempo fora de casa. Infelizmente, alguns bairros têm grande incidência de invasões a casas, o que é quase impossível ocorrer em apartamentos. Com isso, vale a pena certificar se o bairro em que deseja morar é seguro na hora de decidir.
Os condomínios também oferecem várias comodidades como academia, piscina e áreas de lazer. É claro que tudo isso torna o valor do condomínio mais alto, mas pode ser um bom investimento, considerando seus gostos pessoais e estilo de vida.
Geralmente, a manutenção de áreas comuns é responsabilidade da administração do prédio, aliviando o proprietário dessa tarefa. Por outro lado, as reformas internas ainda são responsabilidade do proprietário.
Muitos apartamentos estão localizados em áreas urbanas, próximos a comércios, transportes e centros de entretenimento. O que pode ou não ser uma vantagem, vai depender do seu estilo de vida. Se for uma pessoa mais caseira, talvez não valha a pena pagar por isso, mas se gostar de sair com frequência, estar em um local mais central é uma grande vantagem.
Viver em um apartamento oferece mais oportunidades para interação social com vizinhos e eventos comunitários.
Imagem: Freepik
Agora que você já conhece as principais vantagens de morar em apartamento e em casa, precisa ter em mente alguns critérios para tomar essa decisão de forma assertiva. Afinal, não existe resposta certa, essa é uma opção totalmente pessoal.
Considere o seu estilo de vida atual e o que é mais importante para você. Se prefere um ambiente mais livre e com mais espaço, uma casa pode ser a melhor opção. Se busca praticidade e oportunidades de interação, um apartamento pode ser mais adequado.
Leve em conta suas necessidades atuais e futuras. Por exemplo, se planeja expandir a família ou adotar vários animais de estimação, uma casa com mais quartos e espaço externo pode ser mais adequada.
Considere o orçamento disponível. Normalmente, casas tendem a ser mais caras que apartamentos, tanto na compra quanto na manutenção.
Por outro lado, é necessário considerar o valor do condomínio, que também pode pesar no orçamento, principalmente se somado ao valor das parcelas de um financiamento.
Avalie sua disposição para lidar com a manutenção do espaço. Casas tendem a demandar mais manutenção, enquanto apartamentos, por serem geralmente menores, demandam manutenções mais simples.
Considere a importância da localização para suas atividades diárias e a proximidade com o trabalho, escola, comércios e serviços essenciais. O tempo de percurso pode ser significativo na sua rotina e merece atenção na hora de escolher onde morar.
A escolha entre casa e apartamento é pessoal e baseada em suas preferências e necessidades específicas. Ponderar os benefícios de cada um e como se alinham ao seu estilo de vida é fundamental para tomar uma decisão vantajosa para você. Ao avaliar esses aspectos, você estará mais próximo de escolher a opção que melhor atende às suas expectativas e necessidades de moradia.
Fique por dentro de outras dicas do mercado imobiliário aqui no Portal. Além de conteúdo relevante sobre o segmento, trazemos dicas personalizadas para quem quer comprar, vender ou alugar imóveis em várias cidades de São Paulo.