O processo de comprar um imóvel é complexo, mas ter um roteiro em mãos pode ajudar você a dar o primeiro passo! Muitas vezes, procrastinamos desde as tarefas simples até nossos maiores sonhos porque não temos ideia de por onde começar. O texto de hoje é, na verdade, um checklist para você dar o pontapé inicial no seu sonho de comprar um imóvel.
O primeiro passo você já deu: ler este checklist! Agora, pode seguir avaliando a sua situação financeira. Determine o valor máximo que você está disposto a investir na compra do imóvel, considerando a entrada, financiamento e demais custos.
Lembre-se que um financiamento pode comprometer até 30% da sua renda, além disso, você precisa de 20% do valor do imóvel para a entrada. Por fim, considere um valor extra de até 5% para despesas com taxas, documentações e outros profissionais.
Liste as características essenciais que o imóvel deve ter, como localização, tamanho, número de quartos, infraestrutura do bairro, entre outros.
Explore diferentes opções de imóveis que atendam aos seus critérios de busca. Para isso, indicamos entrar em contato com uma imobiliária, para que um corretor possa oferecer todo o auxílio. Isso pode agilizar a jornada de encontrar um imóvel que você goste.
Além disso, o corretor também pode ajudar com orientações sobre financiamento, documentação e outras etapas do processo.
Agende visitas aos imóveis que mais chamaram a sua atenção para avaliar pessoalmente as condições, infraestrutura e compatibilidade com as suas necessidades.
Aqui, nossa dica é que você faça algumas anotações para se lembrar o que mais gostou e o que menos gostou em cada imóvel. Afinal, as informações podem acabar se confundindo nesse processo e você não lembrar as características de cada imóvel.
Depois de escolher um imóvel, solicite ao proprietário ou corretor toda a documentação legal do imóvel, incluindo escritura, matrícula, certidões negativas e comprovantes de regularidade.
Se possível, conte com um advogado especialista em direito imobiliário para checar tudo e garantir que, junto do imóvel, você não esteja comprando dívidas não quitadas. Se houver algo pendente, você pode pedir um “desconto” no valor do imóvel conforme o valor da dívida.
Considere contratar um profissional para realizar uma avaliação técnica do imóvel, verificando sua estrutura, estado de conservação e possíveis problemas. Esse passo é importante para saber se o imóvel demanda reformas essenciais devido a problemas no sistema elétrico ou hidráulico, por exemplo. Obras assim costumam ser onerosas e, mais uma vez, isso pode servir de argumento para baixar o valor da negociação.
Mesmo que não seja o caso de diminuir o valor de compra, esse passo permite que você tome uma decisão já sabendo o que te espera.
Imagem: Freepik
Com todas as informações em relação à documentação e à avaliação o imóvel, negocie o preço e as formas de pagamento com o proprietário ou corretor, buscando alcançar um acordo que seja justo e vantajoso para ambas as partes.
Formalize a sua intenção de compra por meio de uma proposta escrita, incluindo todas as condições acordadas, como valor, forma de pagamento, prazo de entrega e demais cláusulas pertinentes.
Consulte um advogado especializado em direito imobiliário para, além de analisar toda a documentação do imóvel e garantir a sua segurança jurídica na transação, ele também pode analisar ou redigir o contrato de compra e venda.
Após todas as etapas de análise e negociação, formalize a compra do imóvel por meio da assinatura do contrato de compra e venda, registrando-o em cartório para garantir a transferência da propriedade.
Após a assinatura do contrato, providencie a escritura do imóvel e registre-a em cartório, garantindo assim a sua efetivação como novo proprietário.
Organize-se para a mudança, realizando os preparativos necessários para a transferência e ocupação do novo imóvel, como contratação de serviços de transporte, instalação de serviços como internet e luz e água, se for o caso.
Você também pode precisar de móveis e eletrodomésticos antes de se mudar. Priorize os essenciais como geladeira, fogão, cama e colchão. Os demais, você pode comprar ou aguardar a chegada após a mudança.
Seguindo essa checklist passo a passo, você está pronto para realizar a compra do seu imóvel de forma organizada, garantindo que todas as etapas sejam cumpridas com sucesso.
Lembre-se de acompanhar nosso Portal e conferir outras dicas sobre compra de imóvel.