A decoração de um imóvel alugado não é um bicho de sete cabeças, porém deve ser pensado com carinho e muito cuidado. Afinal, fazer mudanças estruturais nos cômodos está fora de cogitação já que o lar não é, de fato, seu.
Para a sócia e diretora de planejamento e obras da SZK Arquitetura, Fernanda Sakabe, a casa tem que ter a sua cara. "Quando falamos de espaços alugados, a nossa casa começa a apresentar uma série de restrições que às vezes impedem de criarmos o nosso lar com tudo o que queremos! Porém, com algumas dicas os apartamentos alugados podem sim ter a cara do seu dono sem que grandes "obras" precisem ser executadas. Afinal, a nossa casa não precisa deixar de ser charmosa para ser chamada de lar! Com criatividade e ideias simples, vamos transformar esses ambientes."
Alguns itens não são caros e podem transformar o visual dos ambientes sem precisar pintar paredes, trocar pisos. "Na sala e nos quartos faça o uso de tapetes. Além de ajudar a preservar o piso, ele permite que o ambiente fique mais aconchegante. A pintura é sempre a solução mais barata para transformar o ambiente, mas se este for proibido, invista em papeis adesivos! Eles não danificam a superfície, e podem ser facilmente removidas! Móveis soltos, abajures e luminárias de piso, cama solta são itens que são facilmente compostos e deixam seu apartamento com a sua cara", orienta Sakabe.
Para a arquiteta Manu Vasconcelos entre os principais cuidados na hora de decorar o imóvel alugado é respeitar o espaço. "O importante é pensar em soluções de decoração que não danifiquem paredes, piso ou mobiliário. Para a fixação de quadros existem fitas específicas sem a necessidade de furar as paredes. Para quem vai usar espelho de parede, dar preferência aos com molduras (tipo quadros), também tem opções de espelhos de piso e de mesa!"
Outra dica legal nos pisos é utilizar o laminado. "A instalação é rápida e não danifica o piso existente. Para os armários dos quartos, o uso de araras expostas, prateleiras e gavetões tipo rodízio são ótimos para otimizar o espaço e criar um efeito de closet moderno", completa a arquiteta Manu Vasconcelos.
Fernanda Sakabe recomenda atenção com a manutenção do imóvel alugado. "Tome cuidado com a manutenção de pisos e paredes. Pisos de madeira podem riscar com o tempo e após o período de locação, o proprietário pode pedir um valor para raspagem ou exigir que você faça esse serviço. A dica é que sempre que alugar um imóvel, peça uma vistoria geral para listar as condições que o apartamento se encontra e evitar que danos "escondidos" virem sua responsabilidade."
Para lidar com as regras de não poder pintar paredes, trocar pisos e azulejos, Sakabe orienta esclarecer tudo com o locador. "Se o proprietário for especifico quanto a não poder alterar qualquer característica do imóvel alugado e estes estiverem em péssimas condições, faça uma proposta a ele de você reformar os itens mais danificados e estes serem abatidos do valor do aluguel. Explique que este investimento ajudará na valorização do imóvel e que se tornará mais agradável na locação e uso do espaço."
O importante é cuidar do imóvel como se fosse seu. Aproveite as dicas para ter uma casa aconchegante, bonita e, é claro, com o seu estilo.