Uma forma de pagar o financiamento imobiliário em menos tempo é através da amortização do financiamento imobiliário, que nada mais é que a redução da sua dívida.
Toda prestação do financiamento imobiliário é composta por: valor da parte correspondente que foi emprestado, juros e os encargos. E quando é feita a amortização do saldo devedor do seu financiamento, você está deixando de pagar os juros e encargos que incidem sobre a quantia amortizada.
Um recurso muito utilizado para realizar a amortização do financiamento imobiliário é o FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Ou seja, o saldo do FGTS também pode ser usado para amortizar e/ou liquidar o saldo devedor, bem como pagar um percentual da parcela do financiamento.
A Caixa Econômica Federal é o Agente Operador do FGTS. Portanto, é de responsabilidade dela centralizar todos os recolhimentos, manter e controlar as contas vinculadas em nome dos trabalhadores e estabelecer procedimentos, tanto administrativos quanto operacionais, dos bancos depositários, dos agentes financeiros, dos empregadores e dos trabalhadores que integram o sistema do FGTS.
A Caixa também define os procedimentos operacionais que serão necessários à execução dos programas de habitação popular, saneamento básico e infraestrutura urbana estabelecidos pelo Conselho Curador e financiados com recursos do FGTS, entre outros.
Por isso, para aqueles que possuem contrato de financiamento imobiliário pela Caixa Econômica Federal, o processo de amortização com recursos do FGTS é mais fácil, prático, rápido e possui menos burocracia.
A Caixa Econômica oferece essa facilidade de fazer a Amortização com FGTS pelo Aplicativo Habitação Caixa.
Veja abaixo o passo a passo:
-Entre no APP Habitação Caixa;
- Entre na opção Contratos
- Informe os seus dados, como senha e CPF;
- Vai aparecer o seu contrato, então, clique nele que vai aparecer um resumo com as informações do seu contrato, como o número do contrato, data do próximo vencimento, valor do saldo devedor, prestações restantes, prazo, juros e o valor do financiamento.
- Na sequência, clique em serviço, na parte inferior do app e selecione a opção FGTS;
Na sequência, selecione a opção “Amortizar”:
- Vai aparecer uma tela com o Saldo devedor atual, prazo atual e a prestação atual, e logo abaixo, um quadro para completar o valor que deseja amortizar e selecionar a opção prazo ou prestação:
- Depois de preenchido os dados, clique em ver simulações e selecione uma das simulações para continuar;
- Confira as informações e clique em próximo;
- Leia com atenção os termos que aparece e, então, selecione o “Li e concordo com os Termos” e clique em “Solicitar amortização”
Ao clicar em Solicitar Amortização, vai aparecer a seguinte mensagem:
- Posteriormente ter clicado em Sim, vai aparecer uma tela com o resumo e as principais informações da amortização, confira e clique em ok.
Lembrando que os valores podem demorar até 12 dias úteis para serem debitados da conta do Fundo de Garantia.
Antes de usar o FGTS veja se você se enquadra nas regras abaixo:
Para realizar esse processo com o Fundo de Garantia, é preciso seguir algumas regras. Tais como:
O financiamento do imóvel precisa ter sido concedido regularmente no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação (SFH);
É preciso possuir no mínimo 03 anos de trabalho (36 contribuições), somando-se os períodos trabalhados, consecutivos ou não na mesma ou em diferentes empresas;
O mutuário não pode ter parcelas em atraso;
A conta do FGTS precisa estar em nome dos Titulares do Financiamento Imobiliário;
O imóvel deve ser residencial e destinar-se obrigatoriamente a residência dos titulares do financiamento, assim como a titularidade da conta vinculada do FGTS;
O mutuário não pode ser titular de outro financiamento imobiliário ativo no âmbito do SFH, localizado em qualquer parte do território nacional;
Só pode ser utilizado no intervalo de dois anos contados a partir do último uso. Por exemplo, a amortização com o FGTS foi realizada em julho de 2022, a próxima amortização com o Fundo de Garantia só será possível fazer em julho de 2024.
O imóvel deve estar localizado no mesmo município onde o mutuário exerça sua ocupação profissional principal, nos municípios limítrofes a ele ou integrantes da mesma região metropolitana ou no mesmo município onde você resida há mais de um ano, nos municípios limítrofes a ele ou integrantes da mesma região metropolitana.
Não há um limite, pode usar o recurso quantas vezes quiser, porém, só é possível fazer uma vez a cada dois anos. Por exemplo, se fizer agora em 2022, a próxima amortização com o fundo de garantia só será possível em 2024.