Uma forma de pagar o financiamento imobiliário em menos tempo é através da amortização do financiamento imobiliário, que nada mais é a redução da sua dívida.
Toda prestação do financiamento imobiliário é composta por: valor da parte correspondente que foi emprestado, juros e os encargos. E quando é feita a amortização do saldo devedor do seu financiamento, você está deixando de pagar os juros e encargos que incidiriam sobre a quantia amortizada.
Existem duas opções para realizar a amortização do financiamento imobiliário: diminuir o valor da parcela e manter o prazo ou reduzir tempo e manter as parcelas do financiamento. Mas qual é a melhor forma de amortizar o financiamento imobiliário? Acesse aqui e descubra
O primeiro passo é acessar a sua conta do banco Itaú pelo computador.
Feito isso, no "Menu" localizado na parte superior do lado esquerdo, em “Crédito”, procure pela opção “Empréstimos contratados”.
Na sequência vai abrir uma tela com o resumo do seu empréstimo / financiamento imobiliário
Porém no menu, não possui nenhum botão para amortização. Então, na aba de busca digite a palavra “amortização”.
Após digitar “amortização” aperte o “enter” que aparecerá uma um quadro para selecionar o produto ou serviço. Selecione a opção “Financiamento” e clique em “serviços ao cliente”.
Às vezes não abre diretamente, caso isso aconteça, vai aparecer a seguinte mensagem:
“Caso não tenha carregado automaticamente, clique aqui.”
Vai aparecer uma tela “Meu Contrato”, onde vai constar as informações do seu contrato de financiamento imobiliário com valor do saldo devedor.
Clicar em Outros no menu à esquerda e depois em Simulação de amortização
Preencha a data, o valor e clique em simular, caso a amortização seja para redução do valor da prestação.
Mas caso seja a amortização para redução do prazo, no rodapé clicar em “redução do prazo” e preencher a data, o valor e clique em simular.
Então, vai abrir um quadro com o resumo das informações. Revise as informações e se estiver tudo correto clique em visualizar o boleto.
Um recurso muito utilizado para realizar a amortização do financiamento imobiliário é o FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Ou seja, o saldo do FGTS também pode ser usado para amortizar e/ou liquidar o saldo devedor, bem como pagar um percentual da parcela do financiamento.
Acesse aqui e veja como fazer amortização com FGTS no Banco Itaú
Aproveite e confira como fazer amortização com FGTS na Caixa