As dicas que daremos para fotografar imóveis com celular são voltadas para os corretores de imóveis, porém nada impede que o vendedor do imóvel aproveite para tirar suas próprias fotos e disponibilizar para o corretor que iniciará a divulgação para vender ou locar o imóvel.
Todas essas dicas foram muito estudadas, usando um aparelho de celular mediano, tendo como foco principal a divulgação das imagens para anúncios publicitários na internet, ou seja, para o site da imobiliária, redes sociais, aplicativos de mensagens e para os Portais de Imóveis como, por exemplo, o Portal SP Imóvel do nosso grupo.
Seguem abaixo 5 dicas rápidas e fáceis de aplicar:
1º Configure o aparelho de celular.
Fizemos diversos testes e chegamos à conclusão que o ideal é utilizar imagens quadradas nas fotos horizontais, ou melhor, as mais quadradas possíveis na horizontal, e nas fotos verticais formatos mais retangulares principalmente porque hoje 70% das visitas nos anúncios ocorrem no celular.
Assim, entre na configuração do celular e coloque o tamanho de foto 4.3 ou 16.9 na melhor resolução que houver (pixel). Caso não tenha costume de descarregar as fotos no computador, aconselhamos incluir um chip de memória para conseguir acumular um mínimo de fotos.
Tecnicamente percebemos que as fotos na vertical ficam melhores em 16.9 e na horizontal 4.3, mas caso não queira ficar alterando toda hora essa configuração, faça a opção do 16.9. Nos exemplos abaixo fizemos nas duas configurações.
Segue abaixo uma imagem de tela padrão dessa configuração no celular Samsung
Deixe a configuração HDR ligado, pois essa função controla automaticamente as áreas claras e escuras.
2º Prepare o ambiente
Esse, talvez, seja o tema mais delicado. É comum os corretores tirarem fotos de imóveis em dias de rotina da casa, aonde, geralmente, se encontra muita bagunça, louça suja na cozinha, roupas para passar etc. Assim, se possível, no dia do agendamento da avaliação ou visita, tente explicar isso ao vendedor, perguntando que dia seria bom para tirar as fotos, que serão publicadas nos anúncios etc.
3º Iluminação
A luz natural é a melhor opção, porém quando a luz natural estiver entrando forte pelas janelas, isso pode atrapalhar a foto. Nesse caso, às vezes, é melhor fechar as janelas e acender todas as luzes do ambiente ou se houver cortina, tente esse filtro.
4º Adquira uma lente grande angular externa
Essa, talvez, seja a grande dica desse post. Muitos vão achar que é caro, mas adquirimos essa lente na imagem abaixo por R$ 25,00 em novembro de 2019, ou seja, é um produto com baixo custo que pode durar anos, podendo migrar de celular para celular.
Segue foto abaixo já com a lente embutida no celular
Para realizarmos essa matéria, adquirimos diversas lentes, mas a que julgamos ter o melhor custo x benefício foi curiosamente uma das mais econômicas, pois as mais caras distorciam menos, mas não cobriam toda área.
Você encontrará diversas opções colocando nos buscadores a seguinte palavra “lente grande angular 0,45 para celular”. Caso não tenha encontrado, envie um e-mail para noticias@spimovel.com.br que enviaremos as dicas para compra.
Agora vamos à prática?
Abaixo compare a foto grande angular com a foto padrão tirada pelo celular em horário noturno, ou seja, em condições tecnicamente ruins.
Foto do celular com a grande angular
Foto com celular do mesmo ângulo da foto anterior sem lente grande angular
Abaixo foto vertical de um banheiro pequeno, muito parecido com as medidas dos apartamentos, aonde conseguimos mostrar quase toda área. Vejamos:
Foto de celular com a lente grande angular de um banheiro pequeno
Foto de celular padrão de um banheiro pequeno
5º Tente tirar fotos de todos os ângulos
Nossa quinta dica, talvez a mais trabalhosa. Aconselhamos sempre experimentar tirar as fotos de 2 ou 3 ângulos diferentes de cada ambiente. Muitas vezes julgamos que um ângulo fica melhor, mas no computador acabamos mudando de ideia quando visualizamos todos os ângulos de cada ambiente.
Faça sempre a opção de se posicionar na altura do olhar, porém, temos que testar outros ângulos para tentar enquadrar o máximo do acabamento de cada ambiente, pois o que o cliente quer ver é o acabamento do ambiente e não um sofá que não integrará a venda do imóvel, por exemplo, ou seja, tente tirar foto do piso, do gesso, dos armários embutidos, da porta da varanda, da pia de mármore, do balcão, da vista privilegiada (quando houver) tentando valorizar ao máximo o que tem de bom naquele ambiente.
Outra sugestão, se houver possibilidade, de encostar o celular na parede ou batente da porta para diminuir o risco de trepidação.
E para finalizar, quando visualizar no computador as fotos, descarte as que foram mal tiradas, as que apresentam muita bagunça no ambiente e após esse descarte comece a selecionar as boas fotos e se possível, tente fazer uma edição, clareando ambientes ou escurecendo.
E você, atua no ramo imobiliário?
Conhece os Portais regionais do Grupo SP Imóvel? Quer saber mais? - Clique Aqui
Autor: Marcel de Toledo