Mercado imobiliário
18.fev.2019
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

Como funciona o consórcio de imóveis?

Essa é uma alternativa atraente para financiar a compra da casa própria

Imagem Como funciona o consórcio de imóveis?
Logo Copiar Blog Notícia

O Consórcio tem sido a alternativa atraente para financiar a compra do imóvel próprio. Sem precisar passar pela aprovação de crédito e sem incidência dos juros praticados pelo financiamento imobiliário, tem atraído cada vez mais o consumidor que não tem pressa em se mudar.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Administradores de Consórcios – Abac, em 2018, os negócios consorciais atingiram R$ 106,08 bilhões, registrando crescimento de 4,6% sobre os R$ 101,47 bilhões de 2017.  

"Com todas as dificuldades enfrentadas no ano passado, o Sistema de Consórcios mostrou que continua sendo a alternativa mais simples e econômica para muitos consumidores", explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios.

Como funciona o consórcio de imóveis?

O Consórcio Imobiliário é um grupo de pessoas formado para arrecadar determinada quantia durante certo período.  Todos os meses, os participantes contribuem com um valor definido, criando uma poupança conjunta.

O primeiro passo é procurar uma administradora de consórcios, pois essa terá que organizar e administrar os grupos de consórcios.  O consorciado assume, perante o grupo e a administradora, o compromisso de contribuir com valores previamente estabelecidos em contrato.

No Consórcio de Imóveis não há cobrança de juros e não precisa dar entrada nem tampouco intermediárias. Porém é preciso pagar uma taxa administrativa. E para participar não é necessário avalista e nem comprovação de renda.

A cada mês, até o final deste período, uma ou mais pessoas são contempladas e recebem a quantia necessária para comprar seu imóvel. O consorciado pode ser contemplado por meio de sorteio, realizado pela Loteria Federal, ou por lance. O consorciado também tem a possibilidade de usar o saldo do FGTS para dar lance ou aumentar o valor do crédito;

No ato da contemplação o consorciado receberá uma carta de crédito, que pode ser utilizada na aquisição do seu tão sonhado imóvel.  Também é permitido que se utilize o crédito para quitar o financiamento, para a reforma ou construção em terreno de sua propriedade.

O consórcio de imóveis pode ser mais vantajoso que um financiamento imobiliário, já que em grande parte dos casos seu custo é inferior ao pago nos empréstimos bancários.  Além de você ter poder de comprar imóvel à vista com descontos e muitas outras vantagens.

"O Sistema de Consórcios, criado há mais de 55 anos, está cada vez mais atual e presente. Simples e com baixo custo, tem no planejamento o diferencial de sua estratégia de sucesso para aquisição de bens ou contratação de serviços, apoiando-se basicamente na essência da educação financeira", diz Rossi.

Fonte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
www.spimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel
< Post Anterior
Devo pintar o imóvel alugado antes de devolver as chaves?
Próximo Post >
Reparo em imóvel alugado: quem deve pagar? Inquilino ou Proprietário?