Corretores de imóveis precisam lidar com diferentes tarefas no dia a dia. Apesar de o contato com o cliente poder ser considerada a principal tarefa, ainda há outras, como estudar o mercado imobiliário, conhecer a região que atua e ficar por dentro das novidades, sejam locais ou econômicas.
Por isso, muitos corretores acabam se sentindo sobrecarregados e, mesmo que isso ocorra devido ao excesso de trabalho, às vezes, a sobrecarga pode ocorrer por falta de organização. Pois manter todos os compromissos na cabeça pode acabar acarretando cansaço mental, além de, claro, transtornos devido à maior probabilidade de esquecer compromissos e prazos.
Se você se sente dessa forma, chegou ao lugar certo! No artigo de hoje, você pode conferir diversas dicas para organizar sua agenda e ter mais controle e flexibilidade na sua rotina, além de poder se tornar mais pontual e assíduo com seus compromissos. Continue a leitura e confira!
Classifique suas atividades com base na urgência e na importância. Aplique a matriz de Eisenhower, categorizando tarefas entre urgentes, importantes, não urgentes e não importantes. Isso ajuda a focar nas atividades que realmente agregam valor. Além disso, você terá um critério para saber por onde começar a dar check na sua lista.
É comum acabar paralisado diante de uma lista de tarefas muito extensa, justamente por não saber por onde começar, é aí que surge a procrastinação.
Mas aqui está a dica: use a matriz de Eisenhower, comece pelo que é urgente e importante e esqueça o resto até finalizar suas prioridades.
Utilize aplicativos de gerenciamento de tarefas, como Trello, Asana ou Todoist, para organizar seus compromissos, acompanhar contatos e gerenciar suas visitas. Uma vantagem dessas ferramentas é que elas podem ser acessadas tanto pelo celular quanto pelo computador ou tablet. Assim, é muito mais acessível fazer consultas e ajustar qualquer informação.
No entanto, isso não significa abrir mão do papel e caneta. É constatado que o processo entre digitar e escrever algo à mão é diferente, por isso, você pode notar que é mais satisfatório ter uma agenda de papel para anotar seus compromissos, por exemplo. Por isso, a dica é testar e ver qual combinação funciona melhor para você.
Além disso, também considere sistemas de CRM (Customer Relationship Management) para manter informações detalhadas sobre clientes. Esse sistema funciona como uma base de dados para que você reúna todas as informações dos clientes. Assim, mesmo que algum cliente retorne anos depois e você não se lembre muito dele, é fácil conferir seu histórico no sistema CRM e se inserir no contexto para fazer um atendimento melhor.
O sistema também ajuda em relação aos clientes ativos, é claro, uma vez que é difícil reter tantas informações. Por fim, o sistema também é bacana, pois facilita a busca por palavras-chave, categorização e atualizações de informações.
Estabeleça intervalos para realizar tarefas específicas, como responder e-mails, fazer ligações, visitas a imóveis e reuniões. Essa estrutura ajuda a manter o foco em uma atividade de cada vez, evitando sobrecarga.
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Mesmo com uma agenda organizada, imprevistos podem surgir. Reserve períodos na agenda para acomodar esses imprevistos ou adicione espaços de tempo entre compromissos para acomodar atrasos ou reuniões inesperadas.
Reserve um tempo dedicado ao planejamento semanal ou mensal para analisar metas, rever estratégias e definir objetivos futuros. Afinal, sua agenda não se organiza sozinha. A boa notícia é que, com a prática, essa tarefa se tornará cada vez mais fluída para você.
A dica é fazer isso no último dia útil, como sexta-feira, ou no primeiro, como na segunda-feira. Veja se você prefere iniciar o dia e a semana pelo planejamento ou se é mais confortável terminar o dia e a semana com tudo organizado para a próxima.
Use automações para agendamento de e-mails, mensagens ou publicações em redes sociais. Isso economiza tempo e permite focar em atividades mais relevantes.
Agrupe visitas em áreas geográficas próximas em um mesmo dia para reduzir tempo de deslocamento. Planeje uma rota eficiente para economizar tempo e aumentar a produtividade.
Além disso, lembre-se de utilizar a tecnologia ao seu favor nesse quesito também. Visitas virtuais em imóveis não substituem uma visita presencial, no entanto, pode ser um passo para filtrar os interesses. Assim, ao invés de 10 visitas, pode-se reduzir para 5, por exemplo. Isso é facilidade para você e seus clientes.
Reserve um tempo para relaxar e descontrair. Separe um momento na sua agenda para cuidar de si, seja com exercícios, leitura e outros passatempos. O equilíbrio entre trabalho e descanso é fundamental para manter a eficiência.
Incluir intervalos de descanso na sua rotina é fundamental para preservar sua saúde mental e física.
Lembre-se, uma agenda bem organizada é essencial para aumentar a produtividade e reduzir o estresse. A disciplina na gestão do tempo permite que você atinja metas profissionais enquanto mantém um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal.
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