Nos dias 26, 27 e 28 de outubro os corretores de imóveis participaram do Seminário Brasileiro do Mercado imobiliário 2022 - Sebrami, com mais de 24 horas de palestras, dinâmicas inovadoras, com dicas e cases para transformar o modo de vender imóveis.
Dentre os palestrantes, Wagner Bonato, falou sobre o tema: Hoje eu vou vender: Construa uma mentalidade para vender todos os dias. E o Grupo SP Imóvel aproveitou a oportunidade e conversou com o palestrante e especialista de vendas. Confira abaixo o bate-papo:
SP Imóvel: Como o corretor pode ter sucesso?
Wagner Bonato: A primeira coisa é o corretor de imóvel entender que ele é o principal fator dentro do processo imobiliário, porque ele está unindo as duas pontas, o comprador e o vendedor. E, muitas vezes, ele precisa utilizar de artimanhas e de técnicas para que ele consiga facilitar a venda.
Cada lado está sempre protegendo o seu bolso e o seu interesse. O corretor precisa ter um pouco de inteligência nisso. Então, para o corretor ter sucesso, ele precisa entender que ele é o pilar importante no processo. E precisa saber utilizar dessa palavra intermediador para fazer bons negócios.
SP: Por que é importante conhecer o perfil do cliente?
WB: Porque hoje tem tanta opção de imóvel. O próprio cliente quando está procurando imóvel não sabe o que ele quer. Ele tem uma primeira emoção do que ele identifica. Para o corretor fazer uma boa venda, entregar um bom resultado para o cliente é importante antes dele tentar mostrar qualquer opção, por mais que o cliente tenha vindo por algum imóvel, ele precisa entender porque o cliente se interessou por aquele imóvel. Qual o perfil, o porquê ele gostou daquele apartamento, se ele quer uma área de lazer e o porquê ele quer, que tipo de experiência ele quer para a vida dele e para a família dele. Quando você entende o que é importante para ele, o que tem de valor para o cliente, a possibilidade de você acertar as ofertas dos imóveis é muito maior. Então, o corretor que às vezes perde tempo mandando 10, 15 imóveis, comparado com aquele que às vezes entende melhor e manda 3 opções, esse vai fechar negócio.
SP: O que o corretor precisa fazer para fechar o negócio?
WB: Participar de eventos como esse, para absorver mais conhecimento, ouvir pessoas experientes. Acho que isso é muito importante. O corretor precisa a cada dia analisar o seu próprio desempenho. Por que, muitas vezes, é errando e analisando o que você fez, que evoluímos, então não podemos deixar que uma carreira profissional, independente de corretor ou outra, passe sem que você evolua. É necessário se preocupar com o que você faz a cada dia, o que precisa fazer a cada dia para ser melhor do que ontem.
E se eu me preocupar e analisar, poxa ontem eu fiz uma venda. O que eu fiz de bom que gerou essa venda? Se eu perdi essa venda, onde foi que eu errei e talvez poderia ter feito diferente e que poderia ter sido uma venda.
Portanto, esse acompanhamento, essa busca pela evolução pessoal e profissional faz da gente ao longo dos anos se tornar um profissional de alta performance.
SP: O que é ser corretor?
WB: Ser corretor é entender pessoas, identificar interesses de uma família.
Sempre falo o seguinte, é muito melhor você entender das pessoas, do que dos próprios imóveis, então ser corretor é ser um entendedor de pessoas, anseios e identificar as palavras nas entrelinhas, muitas vezes é aquilo que vai satisfazer uma família.