Para o Corretor de Imóveis
03.jul.2023
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Como o corretor de imóvel pode equilibrar a tecnologia com o atendimento personalizado?

Confira a opinião do diretor comercial da Lopes Condessa

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No dinâmico mercado imobiliário atual, equilibrar a tecnologia com o atendimento personalizado é essencial para garantir o sucesso e a satisfação dos clientes. A tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais importante, oferecendo ferramentas avançadas para aprimorar processos, otimizar a busca por imóveis e agilizar transações. No entanto, não se pode perder de vista a importância do atendimento personalizado, que envolve a empatia, o entendimento das necessidades individuais dos clientes.



Aproveite e confira a entrevista completa: Como o corretor de imóvel pode administrar o seu tempo sem perder o foco?



Para equilibrar a tecnologia com o atendimento personalizado, é importante entender quando e como utilizar cada ferramenta. A tecnologia pode ser uma aliada poderosa na eficiência e no alcance, mas nunca deve substituir a interação humana. É necessário conhecer os limites e as capacidades da tecnologia, aproveitando-a como uma ferramenta de suporte que complementa o atendimento personalizado, em vez de substituí-lo.

 

“Eu lembro que o meu pai me falava: a proposta não se trata por telefone, proposta se trata pessoalmente, olho no olho. Eu trago para hoje. O pessoalmente ficou mais difícil, pois o trânsito não permite, a logística não permite. Ninguém hoje se permite isso. Não posso cobrar dos nossos corretores. Então, hoje, pelo telefone, eu acho que ele virou pessoalmente do passado. Peço aos nossos corretores que pelo menos telefone. Assim a gente consegue ter algum sentimento, o termômetro de uma necessidade,  do que é prioridade. O WhatsApp é muito frio, uma ferramenta muito importante, é dinâmica, para gente formalizar as propostas, pegar ou enviar algum documento, para essas coisas é uma ferramenta maravilhosa, mas tem que saber usar. Vejo, às vezes, o corretor no dia a dia recebendo lead, enviando links e não sabe nem às vezes o que o cliente necessita e assim é muito vago enviar um link do imóvel É preciso entender a necessidade. Eu aconselho que o corretor entre em contato por WhatsApp e pergunte: “Qual o momento podem se falar, assim você está dando feedback imediato, rápido, dinâmico para que não fique sem resposta e procure uma outra empresa”, declara Davi Castro Esteves, diretor comercial da Lopes Condessa.


Ao encontrar o equilíbrio entre a tecnologia e o atendimento personalizado, os corretores imobiliários podem aproveitar o melhor dos dois mundos. A tecnologia pode ser utilizada para agilizar a pesquisa e o compartilhamento de informações relevantes sobre os imóveis, proporcionando aos clientes acesso rápido a uma ampla variedade de opções.



“Outra sugestão é que a gente, mediante a dificuldade, tentar  sempre agendar a visita, porque a visita é pessoal, ali é o momento oportuno de você conversar, de sentir, entender as necessidades e tentar ser mais assertivo na sua busca e ofertar menos mercadorias, mas com mais qualidade dentro daquele perfil”, orienta o corretor de imóveis da Lopes Condessa.



(Fabiana Maia, Dalton Toledo e Davi Castro)


O atendimento personalizado continua sendo o diferencial que conquista a confiança dos clientes. É essencial que os corretores imobiliários se envolvam ativamente no processo, ouvindo atentamente as necessidades dos clientes, fazendo perguntas relevantes e oferecendo orientações personalizadas. O contato direto e a interação face a face não podem ser substituídos por completo, pois é nesse momento que se cria uma conexão emocional e se estabelecem relacionamentos de confiança.



Dalton Toledo também ressalta a importância de realizar a visita para conhecer o perfil do cliente. “A partir da primeira visita que você realmente vai conhecer o perfil do seu cliente e não querer saber se ele tem dinheiro na primeira ligação, o quanto que ele ganha ou com o proprietário se a documentação está em ordem, nem conhece o imóvel muitas vezes os corretores. Essa coisa da primeira visita é realmente é como se estivesse sentando-se à mesa com aquele cliente, batendo papo, entendendo o perfil dele.”

 

(Davi Castro)


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A tecnologia desempenha um papel fundamental no mercado imobiliário, proporcionando ferramentas e recursos que simplificam e agilizam o processo de compra, venda e aluguel de imóveis. No entanto, é crucial compreender que a tecnologia por si só não pode substituir o elemento humano presente nos negócios imobiliários. Embora as inovações tecnológicas tenham facilitado a busca por imóveis, a visualização de fotos e vídeos e a obtenção de informações detalhadas sobre imóveis, é o lado humanizado do corretor que realmente consegue fechar os negócios. Portanto, a tecnologia é uma ferramenta valiosa que auxilia os profissionais do setor imobiliário, mas é a combinação de habilidades humanas e tecnológicas que resulta em excelentes negócios e clientes satisfeitos.

 
Fonte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
www.spimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel
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