O planejamento financeiro é fundamental para qualquer profissional, incluindo corretores de imóveis. Em um mercado dinâmico e competitivo como o imobiliário, ter um plano financeiro sólido é essencial para alcançar o sucesso e a estabilidade financeira.
“Aconselho os corretores que no momento que faz a sua venda, sempre guardar uma quantia dessa bolada para fazer um caixa para trabalhar com mais tranquilidade e qualidade. Porque, por mais que você esteja focado em realizar a venda, às vezes acontece daquela venda não sair naquele mês, por algum motivo de documentação, ou o que for. A gente costuma brincar que a Enel, a Sabesp, não vão esperar e as contas vão chegar. Então, é preciso estar respaldado e ter esse caixa. O mais importante de tudo é o foco e a determinação”, orienta o diretor comercial da Lopes Condessa, Davi Esteves.
Aproveite e confira a entrevista completa: Como o corretor de imóvel pode administrar o seu tempo sem perder o foco?
O planejamento financeiro permite que os corretores estabeleçam metas claras, como a compra de um imóvel, a conquista da independência financeira ou a construção de um fundo de emergência. Além disso, ao criar um orçamento, controlar as despesas e poupar uma parte dos ganhos, os corretores conseguem gerenciar melhor seus recursos financeiros, evitar dívidas desnecessárias e se preparar para o futuro.
Segundo Dalton Toledo, CEO do Grupo SP Imóvel, o corretor imobiliário que consegue construir um caixa sólido tem uma vantagem significativa para se transformar em um investidor. O trabalho de um corretor proporciona acesso a informações privilegiadas sobre o mercado imobiliário, incluindo imóveis com preços mais atrativos.
Ao identificar essas oportunidades, o corretor pode aproveitar seu conhecimento e experiência para realizar investimentos estratégicos. Essa vantagem de conhecimento permite que o corretor faça análises mais precisas, identifique imóveis com potencial de valorização e tome decisões respaldadas. Além disso, o corretor também possui uma ampla rede de contatos no setor, o que pode facilitar a identificação de oportunidades de investimento antes mesmo de chegarem ao mercado.
“Falando na parte financeira, o corretor é o maior privilegiado de ter informações de imóveis que estão com preço baixo porque ele não ser o investidor? Ele sempre pensa em trabalhar para investidor. Mas porque não pensar em comprar aquele imóvel como investidor e colocar a venda ou alugar o imóvel? O corretor precisa enxergar que ele também pode ser aquele investidor já que está um passo à frente e pode ser o primeiro a ter esse benefício”, declara Toledo.
Leia Também: Como o corretor de imóvel pode equilibrar a tecnologia com o atendimento personalizado
Ao se tornar um investidor, o corretor pode diversificar suas fontes de renda, criar um patrimônio sólido e aproveitar os benefícios. O planejamento financeiro oferece uma base sólida para tomar decisões financeiras inteligentes e estratégicas, ajudando os corretores a enfrentar os desafios do mercado imobiliário e alcançar seus objetivos pessoais e profissionais a longo prazo.