A compra de um imóvel é, muitas vezes, o maior investimento que alguém faz ao longo da vida. O financiamento imobiliário é a alternativa econômica mais utilizada pelos brasileiros na compra da casa própria.
A instituição financeira escolhida por você vai avaliar a sua capacidade de pagamento das prestações para evitar riscos de inadimplência, já que o financiamento imobiliário pode comprometer até 30% da renda mensal da família.
E conseguir
comprovar renda no financiamento imobiliário pode ser um grande desafio para os profissionais que trabalham como autônomo já que não possuem carteira de trabalho assinada (CLT) e nem os holerites para comprovar os recebimentos.
Mas, então, como o profissional autônomo pode comprovar a renda no financiamento imobiliário?
Nessas situações, os bancos costumam solicitar documentos específicos que possam comprovar a renda dos profissionais autônomos. E cada instituição tem sua política e podem exigir declarações diferentes.
Veja abaixo, alguns, dos principais documentos que cada empresa pode exigir:
• Documento oficial de identificação com foto, como por exemplo, RG e CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
• CPF, se não constar no documento de identificação;
• Comprovante de endereço, podendo ser uma conta de luz, telefone, entre outros (Atualizado 30 dias);
• Comprovante de estado civil (Certidão de nascimento ou de Casamento);
• Extrato bancários (últimos 3 a 6 meses);
Os extratos bancários dos últimos três a seis meses são importantes para demonstrar a movimentação financeira da sua conta, como os valores de entrada, transferências e depósitos.
Por isso, é importante o profissional autônomo apresentar as transações da sua conta dos últimos três ou seis meses.
• Declaração de Imposto de renda (IRPF) com recibo de entrega;
Outro documento muito importante e solicitado como comprovante de renda do profissional autônomo é a Declaração de Imposto de Renda. O IR é um resumo da sua renda declarada no último ano, ou seja, serve como comprovante dos rendimentos.
• Recibo de Pagamento Autônomo (RPA)
Outra forma para comprovar renda é através do Recibo de Pagamento de Autônomo – RPA. Este documento também é uma forma de comprovação dos recebimentos provenientes da atividade independente. Através dele é possível comprovar a prestação de atividade remunerada, seja ela para empresas ou para contratantes particulares. Por isso, é emitido por pessoa física.
• Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore)
Para ajudar os profissionais que trabalham de maneira autônoma foi criada a Declaração Comprobatória de Prestação de Rendimentos (Decore), este documento pode servir como comprovação de renda para aqueles que não possuem carteira assinada. Portanto, o Decore deve ser emitido por um contador habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
O contador terá o trabalho de analisar os recebimentos, os contratos de prestação de serviços, a declaração do imposto de renda, e com essas e outras informações, ele vai elaborar uma declaração para comprovar a sua renda. Por isso, a necessidade do profissional contador.
Para realizar o sonho da casa própria é fundamental se planejar e atentar-se ao máximo de detalhes que o Financiamento Imobiliário exige. Além disso, é muito importante ter uma boa pontuação do Score, já que este é um dos fatores para a aprovação do crédito. Veja aqui
a importância do Score no financiamento imobiliário.
Por isso, é imprescindível, que o profissional autônomo possua uma excelente organização com os documentos e a parte financeira do seu negócio. Assim, não corre o risco de negar a sua solicitação. Veja
o que pode reprovar o financiamento imobiliário?
Aproveite as dicas e conquiste o imóvel que tanto sonha, pois o mercado imobiliário apresenta oportunidades atrativas para quem deseja comprar a casa própria.
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