Um dos maiores desafios do síndico é zelar pelo bem-estar dos moradores e saber gerenciar as contas e obrigações do prédio. O profissional deve fazer cumprir a convenção, o regulamento interno e as determinações das assembleias, além de responder cível e criminalmente por todo o controle da verba oriunda das arrecadações condominiais.
"Muito além da gestão condominial, o síndico deve zelar pela responsabilidade moral e ética perante os vizinhos. Quero dizer que o síndico deve zelar pelo ambiente equilibrado e harmonioso entre os moradores. E um destes fatores de equilíbrio é o senso de justiça que sempre deve prevalecer", explica Dr.Hadan Palasthy, diretor da CreditCon.
O síndico é um dos profissionais que possui grande responsabilidade financeira sob o prédio. E de acordo com Dr. Palasthy, cuidar da inadimplência é uma das tarefas mais difíceis, pois mexe com o fluxo de caixa do condomínio.
"Praticar o senso de justiça é fazer com que os bons pagadores não custeiem as despesas de vizinhos, os quais muitas vezes não estão sensibilizados com a inadimplência e continuam viajando ou trocando de carro, por exemplo. Estes comportamentos fazem com que os adimplentes se sintam ofendidos e o síndico deve observar para providências futuras", orienta o diretor para não expor os inadimplentes.