Financiamento
29.out.2020
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

Comprar Imóvel Financiado: esse é o melhor momento?

Veja as estatísticas e os principais motivos para aquisição do imóvel

Imagem Comprar Imóvel Financiado: esse é o melhor momento?
Logo Copiar Blog Notícia

Muita gente tem questionado se realmente, este é o melhor momento para comprar imóvel e financiar um imóvel?


Para quem pensa em comprar imóvel, especialistas apontam que o cenário atual é um dos melhores momentos para comprar imóvel. O mercado imobiliário é impactado diretamente pela economia do país. 


De acordo com o indicador mensal publicado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), no último trimestre, encerrado em julho, as vendas de imóveis cresceram 25% em relação ao mesmo período do ano anterior. Apenas no mês de julho, o número saltou 58%, na comparação com o mesmo período de 2019, o melhor resultado mensal desde maio de 2014.


Na cidade de São Paulo, atingiu-se também um novo recorde de liberação de novos alvarás de construção, com o melhor resultado em 20 anos. O estudo aponta que foram concedidos 973 alvarás para construção de novos empreendimentos verticais nos 12 meses encerrados em setembro. O indicador também registrou crescimento de 10,4% na comparação dos 12 meses encerrados em setembro com igual período anterior.


Os 973 alvarás concedidos pelo município de São Paulo nos últimos 12 meses têm potencial para gerar R$ 73 bilhões em investimentos ao longo da execução dos projetos. 

 “Os números consolidam a trajetória de expansão da construção civil na cidade de São Paulo, principal mercado imobiliário do país. Eles indicam que as incorporadoras confiam na retomada da atividade econômica e devem apostar em novos lançamentos”, afirma o presidente da Abrainc, Luiz Antonio França.

A busca por imóveis para comprar em São Paulo também aumentou. O Grupo SP Imóvel registrou um volume maior de pessoas procurando por imóvel nos portais do grupo.

 

Busca por Imóvel para Comprar
  2019 2020
Janeiro 3.299.399 4.036.671
Fevereiro 3.126.422 3.572.892
Março 3.068.328 3.269.230
Abril 2.960.072 3.689.122
Maio 2.940.456 3.969.411
Junho 2.572.092 4.433.060
Julho 2.865.978 4.854.420
Agosto 3.143.305 4.518.382
Setembro 3.128.056 4.239.314
Analytics - Grupo SP Imóvel

 

Nos portais do Grupo SP Imóvel, o mês de julho registrou 4.854.420 pessoas que buscaram imóveis para Comprar em São Paulo, Grande ABC e Litoral Paulista. A busca por imóveis para comprar nos Portais neste período cresceu aproximadamente 70% em relação ao sétimo mês do ano anterior. 


Já no acumulado de Janeiro a Setembro de 2020, o Grupo registrou um volume de 36.762.502 pessoas buscando imóveis para comprar, contra os 27.104.108 do mesmo período do ano passado. Ou seja, houve um crescimento de 56%.mais pessoas visitando as páginas de imóvel para comprar

 


Com a queda da Selic, para 2,0% ao ano, (Taxa histórica, a menor dos últimos anos) e a redução nas taxas de juros para o financiamento imobiliário dos bancos, o crédito para imóveis voltou a ser atrativo e trouxe boas perspectivas ao mercado imobiliário.


A Caixa reduziu o piso de financiamento imobiliário para 6,25% ao ano mais a taxa referencial (TR). Os bancos privados também reduziram as taxas do financiamento imobiliário, o Bradesco e Itaú estão com taxas de 6,90% mais a TR e o Santander com taxas de 6,99% mais a TR. Acesse aqui e veja: Qual é o Melhor banco para o seu financiamento imobiliário?


Com esses estímulos, cresceu o número de financiamento de imóveis, pois o crédito imobiliário está mais acessível e com ótimas condições.  Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), os financiamentos imobiliários com recursos das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) atingiram R$ 12,91 bilhões em setembro de 2020 e foram financiados 42 mil imóveis nas modalidades de aquisição e construção. 


Entre janeiro e setembro de 2020, foram financiadas aquisições e construções de 279,1 mil unidades, resultado 34,4% maior que o mesmo período de 2019.


Leia também
Qual é o melhor Financiamento Imobiliário da Caixa em 2020?
Qual é a melhor taxa para o financiamento imobiliário?



A redução das taxas de crédito imobiliário e a queda da taxa da inflação estão entre os principais motivos que fez crescer a intenção na aquisição do imóvel. Além disso, a pandemia trouxe muitas reflexões, mudanças e proporcionou novos hábitos. O longo período de isolamento social, dentro das casas, fez com que pessoas passassem a enxergar melhor o seu imóvel. Passou-se a valorizar o seu lar. Por isso, é possível que haja uma nova tendência no mercado imobiliário que proporcione melhor qualidade de vida. A busca por imóveis maiores, mesmo que mais distantes dos grandes eixos de negócios, porém com mais espaço. 


Além do mais, o déficit habitacional é muito grande no país. As pessoas sonham com a casa própria. Tem aqueles que vão se casar e vão sair da casa dos pais e buscam o seu próprio lar. Tem o casal que se separa e uma das partes precisa de um novo lugar para morar e tem aqueles que a família vai aumentar com a chegada de uma criança e muitas vezes precisam de uma casa maior. Ou seja, investir em imóvel significa segurança, patrimônio e a tão sonhada moradia!


Pode ser que passado o momento, a tendência é os imóveis ficarem mais caros. Especialistas da área acreditam poderá haver elevação no preço dos imóveis, já que a procura será maior que o volume de ofertas, assim é a tal da Lei da oferta e da procura. E se as taxas juros do financiamento imobiliário ficar mais caro, vai encarecer a parcela do financiamento. Além disso, a inflação alta, desemprego e restrição do crédito estão entre os principais fatores que fazem com que os consumidores adiem a decisão da compra do próprio imóvel.


Portanto, o momento vivido pela pandemia pode até gerar incertezas, porém, é fato que agora é a hora de comprar imóvel, pois o mercado imobiliário está com excelentes ofertas de imóveis novos e usados, e com ótimas opções de negócios. Aproveite o momento!!!


Caso você esteja pretendendo vender o seu apartamento em São Paulo. Ofereça o seu Imóvel Gratuitamente no Portal SP Imóvel. Depois de cadastrado, as imobiliárias conveniadas ao Portal, principalmente as Imobiliárias de São Paulo, entrarão em contato e farão a intermediação da venda, dando mais segurança jurídica ao negócio.

 

Fonte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
www.spimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel
< Post Anterior
Qual o valor do metro quadrado das Casas no Campo Limpo?
Próximo Post >
Financiamento Imobiliário: Caixa anuncia nova redução dos juros