O mercado imobiliário sofreu inúmeras mudanças ao longo dos anos. O design de interiores, área em alta nos últimos três anos, tem sido responsável cada vez mais por ambientes aconchegantes, modernos e tecnológicos.
Embora haja fatores que nunca mudam na hora de valorizar um imóvel, algumas mudanças e reformas são capazes de ir além do feito “para inglês ver”: são uma parte fundamental para a valorização monetária do imóvel, seja para alugar ou para vender, o que implica em um valor adquirido maior do que o investido inicialmente.
Muitas vezes, a reforma de um novo ambiente, uma fachada recém-pintada ou mesmo garantir instalações elétricas e hidráulicas novas são algumas das principais razões para valorização ou obtenção de um novo imóvel. Para além das mudanças estruturais, há também algumas reformas que valorizam o imóvel e podem pesar menos no bolso.
Por isso, separamos três dicas de mudanças para fazer em um imóvel com a intenção de valorizá-lo. Confira!
Escolha uma tinta com propriedades ativas
(Crédito: iStock)
Uma maneira eficiente de garantir paredes sempre limpas e com bom aspecto é investir em uma tinta antimofo, lavável ou impermeabilizante, principalmente em ambientes nos quais há maior propensão de contato com vapor e gordura, como cozinha, lavanderia e banheiros.
A pintura com esse tipo de tinta tem uma função dupla, notável sobretudo em imóveis alugados: a de proteger paredes e tetos do imóvel e também valorizá-lo, o que acarreta na possibilidade de um valor de aluguel elevado.
Observe o tipo de piso
(Crédito: iStock)
Pisos de madeira e taco podem ser elegantes e muito bonitos, porém exigem manutenção e cuidado frequente. Além disso, a ação do tempo é um fator considerável aos pisos de madeira: exposição ao sol, produtos de limpeza que são aplicados e móveis que o riscam podem causar uma má impressão e desvalorização do imóvel.
Investir em
piso de cerâmica, pedra ou até mesmo as opções com vinil podem, além de valorizar o imóvel, deixá-lo mais moderno e em bom estado por uma quantidade de tempo maior, sem tanta necessidade de reparos e cuidados tão frequentes.
Invista em cozinha e banheiros modernos
(Crédito: iStock)
Ambos os ambientes são os mais observados na hora de alugar ou comprar um imóvel: se têm recursos novos, boa disposição de espaço, plena funcionalidade, etc. No caso da cozinha, investir em azulejos, tinta impermeável, disposição de armários, pia de pedra e espaço para circulação valoriza (e muito) o imóvel.
Para o banheiro, a revisão hidráulica de todos os canos e saídas de água são muito importantes. Além disso, a instalação de box de vidro, o sistema (a gás ou elétrico) e a escolha do chuveiro, bem como disposição de armários, espelhos e prateleiras, são fatores de valorização garantida.
BÔNUS: Adaptação de tomadas
(Crédito: iStock)
A adaptação das tomadas do ambiente também é um fator importante para boa parte das pessoas que procuram por um novo imóvel, assim como o número de fontes de energia distribuídas pela residência.
< Post Anterior
Ficou mais caro o valor dos imóveis na Pandemia?
Próximo Post >
5 dicas para cuidar do jardim no verão