No cenário imobiliário atual, a presença digital pode ajudar o sucesso de diversas profissões, dentre elas, a de corretor de imóveis. O ponto positivo é que a era digital oferece oportunidades únicas e acessíveis para se conectar com potenciais clientes, estabelecer credibilidade e, por fim, fechar negócios. Por outro lado, é comum não saber por onde começar nem o que fazer com essa oportunidade.
Pensando nisso, listamos algumas dicas para ajudar você a construir uma presença online eficaz como corretor de imóveis.
Atualmente, um site é o cartão de visitas digital de um corretor. Com isso, tenha certeza de ter um site profissional, fácil de navegar e otimizado para dispositivos móveis. Inclua informações sobre você, seus serviços, e destaque as propriedades que está vendendo.
Além disso, lembre-se de incluir opções de contato fácil de acessar. Você também pode ter um espaço na página para incluir opiniões de antigos clientes.
Escolha as redes sociais mais relevantes para o seu público. O Facebook e o Instagram são particularmente eficazes no setor imobiliário, pois falam diretamente com o público final. É importante manter seus perfis atualizados, compartilhando fotos atraentes de propriedades e interagindo com os seguidores.
Mantenha seu feed atualizado produzindo conteúdo que agregue valor. Por exemplo:
publique artigos no seu site;
vídeos ou infográficos que informem potenciais clientes sobre o mercado imobiliário, tendências;
dicas de compra/venda e informações sobre a região em que você atua.
Nas redes sociais, é interessante compartilhar os imóveis que disponíveis para venda e locação, bem como aproveitar a quinta-feira para engajar a #TBT e relembrar negócios bem-sucedidos. Também é um canal para compartilhar a opinião e feedback dos clientes (sempre pedindo autorização ou ocultando o nome), falaremos disso nos próximos tópicos.
Seja consistente na frequência de suas postagens. Postar regularmente mantém seu público engajado. Crie um calendário editorial para planejar suas postagens e evitar períodos de inatividade.
Stories são uma ótima oportunidade de manter a conta ativa com conteúdos mais simples relacionados à sua rotina. Por exemplo, uma foto do café da manhã e uma frase motivacional, momentos de pausa durante o dia, vídeo das visitas aos imóveis, etc.
Se nos stories conteúdos mais despretensiosos fazem sucesso, no feed, a qualidade das imagens é crucial. Por isso, invista em fotografia profissional para as propriedades que você está promovendo. Fotos atraentes aumentam a probabilidade de engajamento e compartilhamento.
Além disso, essa é uma dica também para repassar aos proprietários que querem vender o imóvel mais rápido, uma vez que fotos profissionais enchem os olhos dos interessados.
Explore vídeos para mostrar propriedades de maneira mais dinâmica. Tours virtuais são especialmente interessantes para proporcionar uma experiência imersiva para atrair os interesse dos usuários.
Imagem: Pixabay
Como já citamos anteriormente, depoimentos de clientes satisfeitos podem ajudar a construir sua autoridade online. Por isso, solicite e destaque depoimentos de clientes satisfeitos no seu site e nas redes sociais.
Avaliações positivas constroem confiança e podem ser um fator decisivo para potenciais compradores ou vendedores.
Utilize anúncios segmentados nas redes sociais para alcançar públicos específicos e atrair mais seguidores para o seu perfil. Segmentar por localização, faixa etária e interesses pode aumentar a eficácia dos seus anúncios.
É preciso testar diferentes tipos de conteúdo, tanto em relação ao tema quanto sobre o formato. Você pode testar a opção de testes A/B das plataformas.
Participe de grupos e páginas locais para divulgar seu perfil de forma orgânica. Lembre-se de comentar e compartilhar informações relevantes sobre sua área. Isso mostra que você é parte ativa da comunidade.
Muitos profissionais focam em trabalhar seus perfis, mas esquecem de dar um passo para fora, engajando com outros perfis pertinentes. Isso ajuda o seu perfil a sair da bolha e mesmo que não tragam resultados imediatos, é uma estratégia positiva a longo prazo, sendo parte da jornada de trabalhar sua autoridade online.
A construção de uma presença online bem-sucedida exige tempo e consistência. Ao aplicar essas 9 dicas, você já está no caminho certo para estabelecer uma presença digital relevante e, consequentemente, impulsionar seu sucesso como corretor de imóveis na era digital.