Tendências
09.set.2015
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

Cresce 40% a venda de consórcios de imóveis no 1º semestre

Foram comercializadas 109,1 mil nas novas adesões

Imagem Cresce 40% a venda de consórcios de imóveis no 1º semestre
Logo Copiar Blog Notícia
A compra da casa própria ainda é a maior conquista para os brasileiros. E, hoje, existem diversas alternativas para realizar esse sonho. Entre elas estão os bancos privados e os programas de financiamento da Caixa Econômica Federal. Outra opção que têm se destacado no mercado é o consórcio de imóveis.

Essa é uma alternativa que vem crescendo nos últimos meses. Segundo dados da Associação Brasileira de Administradores de Consórcios - ABAC, o primeiro semestre do ano registrou aumento de 40% na venda de cotas do consórcio de imóveis em comparação com o mesmo período de 2014. De janeiro a junho de 2015 foram comercializadas 109,1 mil nas novas adesões, enquanto os seis primeiros meses do ano passado registraram 77,9 mil.

"O primeiro semestre mostrou-se bastante consistente no aumento gradativo das vendas de cotas, tanto no âmbito dos setores analisados como no geral. Os números confirmam maturidade na atitude do consumidor que, com responsabilidade, vem adequando suas finanças pessoais ao momento difícil da economia brasileira", declara Paulo Roberto Rossi, presidente da Abac. 

O Consórcio Imobiliário é um grupo de pessoas que formam uma poupança comum para a aquisição de um bem. As contribuições são feitas mensalmente e geram créditos para auxiliar os participantes na compra do seu imóvel.

"Hoje, o consórcio de imóveis é a forma mais viável para o consumidor brasileiro adquirir um bem. E funciona como uma compra programada onde o consorciado faz um planejamento financeiro conforme a sua situação e possibilidades de pagamentos. Além dos sorteios mensais para liberação de crédito, o cliente pode dar um lance no valor que escolher para tentar antecipar a retirada do bem", explica Adriano Brito, gerente comercial da Embracon, empresa especializada em Consórcio.

O consórcio é um investimento a longo prazo, porém, oferece algumas vantagens em relação ao financiamento imobiliário. Nessa modalidade não tem juros e sim uma taxa administrativa. "A ausência de juros e os prazos de até 15 anos para pagamento são pontos interessantes deste recurso. O consórcio sempre mantém seus valores atualizados conforme a tabela do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), e com isso, quando o cliente retirar sua carta de crédito, os valores vão estar de acordo com o mercado", comenta o gerente.

Para o gerente da Embracon, também houve um aumento significativo na procura por esse tipo de serviço na empresa. "Se compararmos junho de 2015 com o mesmo período do ano passado, o crescimento de cotas de imóveis vendidas é de 60,8%."

A outra vantagem é que ao ser contemplado, você tem o poder de comprar a sua casa à vista, e com isso, pode obter descontos consideráveis. "O interessante é o poder de negociação que o cliente ganha na hora da compra, já que com a carta de crédito na mão, o pagamento é à vista."

O consorciado pode utilizar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para fazer um lance. Com isso, o participante tem a chance de conquistar a carta de crédito mais rápido. Além de ser possível utilizar o recurso para completar o valor do imóvel.

Em épocas de dúvidas e incertezas investir no mercado imobiliário pode ser uma alternativa, pois o imóvel não se desvaloriza. E o sonho da casa própria pode ser realizado com um bom planejamento. Por isso, é importante pesquisar, analisar e comparar as melhores ofertas.

Para mais informações sobre o Consórcio,
Adriano Brito - Gerente Comercial - Embracon
F: 11-96677-9346 / 11-3330-1188
adriano.brito@embracon.com.br





Fonte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
www.spimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel
< Post Anterior
Onde investir em imóvel em São Paulo?
Próximo Post >
Master Imobiliário premia a excelência do setor