Para o Corretor de Imóveis
31.ago.2023
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Dicas para Corretores de Imóveis: como construir uma marca pessoal de sucesso no mercado imobiliário

Dicas para corretores que querem construir uma carreira sólida

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O mercado imobiliário é dinâmico não apenas para quem deseja comprar, vender e alugar. É também do ponto de vista de quem quer construir uma carreira nesse segmento. A concorrência é constante e se destacar como corretor de imóveis exige mais do que conhecimento técnico e habilidades de vendas. Construir uma marca pessoal forte é essencial para se posicionar como uma referência confiável e conquistar a confiança dos clientes. Se esse é um dos seus objetivos na carreira, está no lugar certo! Neste artigo, você confere dicas para corretores de imóveis que desejam desenvolver uma marca pessoal de sucesso e se destacar em um mercado competitivo.

 

O que é marca pessoal? 

No contexto profissional, a marca pessoal é a maneira como você é percebido por colegas, clientes, empregadores e outras pessoas que fazem parte da sua área de atuação. Ela engloba não apenas o que você faz, mas também como você o faz, suas qualidades, ética de trabalho e o impacto que você gera. Por isso, é importante que você construa sua marca pessoal de maneira intencional.

Desse modo, construir uma marca pessoal envolve aplicar estratégias para moldar a sua imagem, comunicando seus valores, competências e diferenciais. Isso é feito por meio de ações, comportamentos, presença online, networking, produção de conteúdo relevante e outros meios que consolidem uma reputação positiva e coerente com sua identidade e com aquilo que você quer mostrar.

Ao construir sua marca pessoal, pense que ela deve ser autêntica, refletindo sua verdadeira identidade e valores. A coerência entre suas ações, palavras e comportamento é fundamental para que sua marca seja percebida como confiável e genuína

No entanto, esse é um trabalho contínuo e evolutivo.

 

Por que é importante o corretor de imóveis construir sua marca pessoal? 

dicas para corretores de imoveis

Imagem: Freepik

 

Uma marca pessoal forte pode trazer inúmeros benefícios, como:

  • Destaque: em mercados competitivos como é o imobiliário, a marca pessoal destaca você dos demais profissionais, permitindo que as pessoas lembrem de você com mais facilidade.

  • Credibilidade: uma marca sólida transmite confiança e experiência, atraindo mais clientes, parceiros e oportunidades.

  • Oportunidades de carreira: construir uma reputação positiva pode levar a convites para participar de projetos, palestras e colaborações.

  • Networking: bem estabelecida, a marca pessoal ajuda a ampliar sua rede de contatos e a atrair pessoas com interesses similares.

  • Posicionamento: você pode se posicionar como um líder de pensamento, uma referência na sua área, aumentando sua visibilidade e influência.

  • Conexão emocional: marcas pessoais autênticas se conectam emocionalmente com as pessoas, gerando maior fidelização e engajamento.

  • Flexibilidade: uma boa marca pessoal pode abrir portas para diferentes oportunidades, permitindo maior flexibilidade na carreira.

O Portal SP Imóvel conversou com o Davi Castro Esteves, diretor comercial da Lopes Condessa. Para ele, é importante o corretor ter sua marca pessoal. No entanto, ele faz uma ressalva sobre profissionais que não aproveitam o nome de uma empresa de renome.

Minha sugestão é tentar aproveitar o nome da empresa. Falando do nosso caso, que temos um nome forte no mercado. Então, assim, tentar usar seu nome junto ao nome da empresa, isso vai facilitar essa trajetória. Eu acredito que isoladamente fica um pouco mais difícil se sobressair no mercado. 

A Lopes Condessa tem uma história de 85 anos e, atualmente, não é apenas uma imobiliária, mas sim uma rede. Segundo Esteves, “trabalhar em rede muda todo esse cenário para que a gente possa atingir os nossos objetivos”. E conclui:  

Então, minha sugestão para esse corretor é que ele se associe a um nome forte, porque ficará mais fácil para ele chegar no objetivo dele, sem dúvidas.

De outra perspectiva, Daniel Rosenthal, Diretor Regional da Keller Williams, chama atenção para os pontos que constroem uma marca pessoal. 

"Sua marca, baseada na sua reputação, seus princípios, seus valores, passa a ser a sua proposta de valor, a sua proposta de valor é toda sua experiência profissional no mercado imobiliário. Esse é o grande diferencial que vai fazer com que o corretor se torne uma pessoa diferenciada, seja buscado e seja indicada". 

Keller Williams é a maior franquia de tecnologia imobiliária do mundo, e chegou ao Brasil em 2022. A empresa tem o corretor de imóveis em primeiro lugar, pois acredita que os ganhos vêm por consequência da produtividade desses profissionais. Por isso, valorizam treinamentos, geração de leads próprios e o uso de tecnologia para ganhar escala. Rosenthal explica que a construção de uma boa marca pessoal associada a um bom desempenho é o caminho para novos negócios:

"Porque quando a gente tem uma boa experiência positiva com alguém, a gente quer compartilhar. Então, 60% dos negócios gerados por bons corretores vem por indicação".

Dalton Toledo, Diretor Executivo do Grupo SP Imóveis, também traz dicas para os corretores de imóveis criarem sua marca pessoal. 

“Também deve-se criar sua marca no mercado interno, ser um corretor conhecido no mercado imobiliário. As imobiliárias, conhecendo aquele corretor, buscam por aquele talento. Eu acho que ele deve construir sua marca pessoal e disseminar, mesmo que seja no mercado interno. Eu acho de extrema importância criar uma marca própria”.

 

10 dicas para corretores de imóveis criarem sua marca pessoal

1. Defina sua identidade profissional

Antes de tudo, é crucial definir sua identidade profissional. Pergunte-se: 

  • Quais são seus pontos fortes?

  • Que tipo de abordagem você adota com os clientes?

Responder essas perguntas ajuda você a identificar sua proposta única de valor, contribuindo para direcionar sua marca de maneira eficaz.

 

2. Conheça seu público-alvo

Entender seu público-alvo é fundamental para direcionar sua mensagem. Quais são os interesses e necessidades dos seus potenciais clientes? Personalizar suas interações com base nessas percepções construirá um relacionamento mais sólido, pois a comunicação será mais assertiva.

 

3. Tenha uma presença online forte

Hoje, grande parte do processo de busca por imóveis acontece online. Por isso, cuide para que seu site e perfis nas mídias sociais estejam atualizados e otimizados para atrair clientes em potencial. Além disso, compartilhe conteúdo relevante com frequência.

 

4. Crie conteúdo valioso

Produza conteúdo que seja útil para seus clientes. Isso pode incluir artigos informativos, vídeos tutoriais, guias de compra e venda, entre outros. Demonstrar seu conhecimento e compartilhar informações valiosas aumentará sua credibilidade.

Uma forma de agilizar esse processo é compartilhar notícias do mercado, complementando com sua opinião. Assim, você mantém seus seguidores informados e pontua sua visão de mercado.

 

5. Invista em relacionamentos

A construção de uma marca pessoal envolve também a criação de conexões significativas. Estabeleça relacionamentos com outros profissionais do mercado, além de outros corretores, conecte-se também com advogados, engenheiros e arquitetos, por exemplo. Essas parcerias podem aumentar sua rede de contatos e abrir oportunidades de negócios.

 

6. Cultive a confiança

A confiança é a base de qualquer relação comercial. Não faça promessas sem a certeza de que poderá cumprir, além disso, seja transparente e demonstre integridade em todas as interações.

Clientes satisfeitos são mais propensos a recomendar seus serviços. Por isso, podemos dizer que ser um bom corretor de imóveis é um dos pontos principais para construir sua marca pessoal com autenticidade e relevância.

 

7. Ofereça excelente atendimento ao cliente

Um atendimento ao cliente excepcional é uma das melhores maneiras de se destacar. Responda rapidamente às consultas, mantenha os clientes informados sobre o progresso das transações e esteja disponível para esclarecer dúvidas.

 

8. Solicite depoimentos e avaliações

Depoimentos positivos de clientes anteriores são uma prova poderosa da qualidade do seu trabalho. Após concluir uma transação bem-sucedida, peça aos clientes para deixarem avaliações ou depoimentos em seu site, ou nas suas redes sociais. 

Você pode compartilhar esses feedbacks entre todos os seus canais de comunicação como forma de validar seus serviços e comprovar seus resultados.

 

9. Aperfeiçoe suas habilidades de comunicação

Habilidades de comunicação eficazes são essenciais para construir relacionamentos sólidos. Melhore sua capacidade de ouvir atentamente, fazer perguntas pertinentes e transmitir informações de forma clara e compreensível.

Aperfeiçoar a boa comunicação é um objetivo importante, mas lembre-se de atuar sempre com o objetivo de ajudar seus clientes, isso colocará suas ações em perspectiva, norteando-as na direção certa. Assim, a comunicação torna-se a cereja do bolo!

 

10. Mantenha-se atualizado

O mercado imobiliário está em constante transformação. Por isso, é fundamental se manter atualizado sobre as últimas tendências, regulamentações e tecnologias para oferecer um serviço de alta qualidade e mostrar que você está sempre buscando melhorar.

 

Ao seguir essas dicas para corretores de imóveis, você está no caminho certo para construir uma marca pessoal de sucesso no mercado imobiliário. Lembre-se de que a consistência e o comprometimento são essenciais nesse processo. Com o tempo, sua marca pessoal se tornará uma referência confiável, atraindo mais clientes e oportunidades de negócios.

Para não perder outras importantes dicas para corretores de imóveis, lembre-se de acompanhar nosso Portal! 

Fonte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
www.spimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel
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