Curiosidades
Atualizado em: 28.nov.2023
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

Dicas para se mudar sem estresse

Confira 15 dicas para se mudar que você não pode deixar de saber

Imagem Dicas para se mudar sem estresse
Logo Copiar Blog Notícia

Mudar de casa é um momento muito importante! Mas assim como vem a expectativa de começar um novo capítulo, esse pode ser um processo estressante se não for bem organizado. Para tornar essa transição mais tranquila, separamos para você algumas dicas para se mudar sem estresse! Elas servem tanto para aqueles que passarão por esse processo de mudança pela primeira vez, quanto para pessoas que, por experiência, já sabem que mudar demanda organização!

Independentemente de qual for a sua situação, continue a leitura e confira o artigo de hoje.

 

1. Planeje com antecedência

Comece a organização semanas antes da mudança. Faça uma lista de tarefas, estipule prazos e estabeleça um cronograma para cada etapa.

Lembre-se que a mudança envolve várias etapas, você pode começar dividindo-as. Por exemplo:

  • Escolher um meio de transporte;

  • Separar caixas e outras embalagens para guardar roupas e outros objetos;

  • Conferir as regras de mudança do condomínio;

  • Escolher um ou vários dias para separar os objetos;

  • Encontrar um local para doação para os objetos que não servem mais.

 

2. Contrate um transporte confiável

Uma das etapas da mudança é encontrar um meio de transporte. Feita essa escolha, agende o serviço com uma empresa de transporte confiável e adequada para suas necessidades. Faça reservas com antecedência para garantir disponibilidade na data desejada.

 

3. Embalagens e materiais adequados

Certifique-se de ter caixas suficientes, plástico-bolha, fitas adesivas e marcadores. Isso facilitará o processo de embalar seus pertences com segurança. Algumas empresas de transporte também oferecem serviço de desmontagem e montagem de móveis, bem como embalagens, etc. Certifique-se se a empresa escolhida oferece esse serviço e se o valor vale a pena.

 

4. Organize por categoria

dicas para se mudar

Imagem: Freepik

 

Uma dica muito importante que você agradecerá futuramente a si mesmo é organizar a mudança de modo que facilite o momento de desembalar tudo e arrumar a casa nova.

Para isso, classifique seus pertences por categoria (separar por cômodos pode ser um bom critério) para facilitar o processo de desembalar. Marque as caixas de acordo com o conteúdo, se for várias pessoas na família, coloque o nome do dono dos objetos.

 

5. Doações e descartes

Desfaça-se dos itens que não precisa mais. Faça doações ou descarte conscientes, separando objetos que podem ser reutilizados ou reciclados. Você pode doar roupas, brinquedos, móveis, etc. em boas condições para ONGs da sua cidade. 

Já os objetos que não estão mais em condições de uso, confira na sua região como é a melhor forma de descarte. Lembre-se de não jogar entulhos nem móveis na rua, canais, rios, nem colocar fogo — tudo isso é prejudicial para o meio-ambiente, além de poder acarretar multas.

 

6. Comunique a mudança

Informe as empresas de serviços essenciais (água, luz, internet, etc.), instituições financeiras, médicos e escolas sobre sua nova residência para garantir a continuidade dos serviços.

 

7. Respeite as regras do condomínio

Se estiver mudando para um condomínio, verifique as regras de horário permitido para mudanças. Agende com antecedência e siga as orientações para evitar transtornos.

Alguns móveis podem não ser permitidos a locomoção pelo elevador, por isso, confira se é possível desmontá-lo para facilitar o transporte pela escada, bem como se certifique de que haja pessoas suficientes para essa tarefa; é hora de reunir amigos, familiares ou contar com uma equipe profissional para isso!

 

8. Embalagens estratégicas

Para itens frágeis, use roupas e tecidos para envolver objetos delicados, economizando espaço e protegendo-os ao mesmo tempo. No entanto, lembre-se de anotar nas caixas os objetos que estão ali para não achar que perdeu.

 

9. Caixa de emergência

Tenha uma caixa ou mala separada com itens essenciais para o dia da mudança, como remédios, itens de higiene pessoal e documentos importantes. Além disso, lembre-se de não guardar todas as suas roupas, afinal, você precisará de uma muda para o dia da mudança.

 

10. Contrate uma empresa de mudança profissional

Se possível, contrate uma empresa especializada em mudanças. Eles têm experiência e podem oferecer assistência no planejamento e execução do processo. Essa é a forma mais rápida e fácil, pois você não precisará se preocupar com nada.

 

11. Cuidado com itens especiais

Caso possua objetos valiosos, frágeis ou pesados, embale-os com mais cuidado e considere seguro adicional para proteção extra.

Optando ou não por uma empresa para realizar a mudança, é aconselhável que você mantenha os itens valiosos sempre à mão, no carro da família. Dessa forma, você também evita esquecer onde eles foram guardados.

 

12. Etiquetagem inteligente

Etiquete as caixas de maneira clara e detalhada, indicando não apenas o conteúdo, mas também o cômodo de destino. Isso facilitará muito ao desembalar.

Além disso, ao chegar, será possível separar as caixas por cômodo ao invés de acumular todos no meio da sala, por exemplo. Também pode facilitar para que cada membro da família fique responsável pelo seu próprio quarto.

 

13. Tenha uma equipe de apoio

Conte com a ajuda de amigos ou familiares para a mudança. Além de tornar o processo mais ágil, o suporte emocional pode ser valioso nesse momento.

Quem sabe, o dia da mudança pode acabar em pizza, comemorando essa nova etapa!

 

14. Última checagem

Antes de partir, faça uma última verificação em todos os cômodos para garantir que nada foi esquecido. 

 

15. Paciência e resiliência

Mudanças nem sempre ocorrem como planejado. Mantenha a calma, seja flexível e esteja preparado para imprevistos. A paciência será sua aliada nesse momento. Lembre-se que tudo valerá a pena!

 

Conclusão

Com essas dicas, a mudança para sua nova casa pode ser menos estressante e mais organizada e divertida. O planejamento cuidadoso e a preparação adequada fazem toda a diferença no sucesso de uma mudança.

Para mais dicas, confira os artigos já publicados aqui no Portal e fique de olho nas novidades! Trazemos informações importantes para quem quer vender, alugar e comprar imóveis!

Fonte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
www.spimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel
< Post Anterior
Vale a pena reformar o imóvel antes de vender?
Próximo Post >
Do lazer ao investimento, entenda os motivos para ter uma casa na praia