Trabalhar como corretor de imóveis pode ser uma ótima opção para quem deseja ter flexibilidade de horários e autonomia financeira. No entanto, muitos profissionais se perguntam se é melhor trabalhar como um corretor autônomo ou em imobiliária. Embora a primeira opção possa parecer mais vantajosa para alguns, a verdade é que trabalhar em uma imobiliária traz muitos benefícios que podem ajudar no sucesso da carreira de corretor de imóveis.
É claro que é em ambas as opções têm vantagens e diferenças importantes a serem consideradas. No entanto, se você busca uma carreira estável e com suporte profissional, a escolha mais acertada pode ser trabalhar em uma imobiliária. Isso porque as imobiliárias oferecem suporte administrativo, treinamento e recursos para ajudá-lo a ter sucesso na profissão.
Além disso, trabalhar em uma imobiliária aumenta sua credibilidade e reputação no mercado imobiliário, o que pode resultar em mais oportunidades de vendas. Se você busca uma carreira sólida e com potencial de crescimento, a escolha certa pode ser trabalhar em uma imobiliária.
Mas para você que ainda tem dúvidas, neste texto, vamos apresentar as principais diferenças entre trabalhar em uma imobiliária e atuar como autônomo no mercado imobiliário. Continue a leitura e confira.
Trabalhar em uma imobiliária pode ser muito vantajoso para corretores de imóveis que buscam uma carreira estável e próspera. Uma das principais vantagens é a possibilidade de contar com um apoio profissional sólido, como um bom sistema de gestão e treinamentos, o que pode ajudar a desenvolver habilidades e conhecimentos no mercado imobiliário.
Além disso, trabalhando em uma imobiliária, o corretor tem acesso a uma ampla carteira de imóveis, o que pode ser bastante útil para fechar mais negócios. Outro ponto positivo é a segurança financeira, já que a imobiliária pode oferecer salários fixos, benefícios e comissões atrativas, o que é uma ótima garantia de estabilidade financeira.
Por fim, o trabalho em equipe pode ser muito motivador e inspirador, permitindo que o corretor compartilhe ideias e estratégias com colegas experientes, criando um ambiente de aprendizado constante e aprimoramento profissional.
Mas para acabar de vez com as dúvidas e te ajudar a decidir entre trabalhar como corretor autônomo ou em imobiliária, separamos as principais vantagens e desvantagens abaixo.
Imagem: Freepik
Local de trabalho
Para muitas pessoas, trabalhar em casa pode ser um problema, principalmente considerando que quando você atua como um corretor, precisa de um local para receber os clientes. Sem dúvida, contar com uma infraestrutura adequada e confortável faz total diferença na hora de um interessado fechar negócio.
Desse modo, é uma grande vantagem trabalhar em uma imobiliária porque você não precisa se preocupar com o ambiente, tendo à disposição: internet, sala de reunião para receber seus clientes, recepcionistas e entre outras vantagens custeadas pela imobiliária.
Já para um corretor autônomo, precisa investir em um ambiente adequado. Seja fazendo uma pequena reforma para transformar um dos cômodos da casa em um ambiente profissional, seja investindo em aluguéis para utilizar coworkings.
Assessoria jurídica e administrativa
Em uma imobiliária, o corretor pode se limitar à função de vender o imóvel. Isso porque as outras tarefas relacionadas à documentação do imóvel e à oficialização do fechamento do negócio podem ser repassadas. Em uma imobiliária, é comum terem profissionais responsáveis pela maior parte do processo de documentação.
Desse modo, quando o corretor aprova a proposta da negociação, já pode se dedicar ao próximo negócio.
Sistema digital
Boas imobiliárias têm sistemas próprios para o cadastramento de imóveis, que também é utilizado para que todos possam acessar o processo de cada imóvel. Esse é um sistema interno que auxilia o dia a dia dos corretores e demais funcionários da imobiliária, sempre reunindo em um mesmo lugar informações sobre os imóveis.
Esse formato ajuda os corretores a terem uma atuação profissional.
Auxílio da equipe
Muitas pessoas se sentem mais motivadas ao trabalhar em uma equipe, com convivência diária para trocas relacionadas ao trabalho. Se tratando de corretores, que tendem ser pessoas extrovertidas, comunicativas e bastante sociáveis, o trabalho em equipe pode ajudar a tornar o trabalho mais leve e prazeroso.
Assim, trabalhar em uma imobiliária traz mais essa vantagem.
Dependência
Ao trabalhar dentro do sistema de uma imobiliária, é comum que os corretores criem uma relação de dependência, o que pode atrapalhar a carreira.
Mesmo trabalhando como corretor em uma imobiliária, ainda é possível desenvolver suas próprias estratégias para captar clientes e vender os imóveis. Afinal, o mercado imobiliário está em constante mudança e como profissional da área é necessário acompanhar.
Menos liberdade
O nível de liberdade que um corretor tem pode variar conforme a imobiliária que escolher. Como em qualquer profissão, há empresas melhores para se trabalhar. Por isso, caso você já tenha uma experiência ruim trabalhando em uma imobiliária, ao invés de mudar para atuar como um profissional autônomo, você pode trabalhar em outras imobiliárias até encontrar aquela que tenha um modelo de trabalho compatível.
Muitas imobiliárias dão liberdade de horário e de vestimenta para o corretor, o que permite que o profissional atue com mais confiança.
Dividir comissões
A comissão que é dividida com a imobiliária também pode variar de uma para outra. Mas como corretor, é importante sempre avaliar se está valendo a pena. Considere os benefícios, como a infraestrutura que a imobiliária oferece, e veja se como autônomo você estaria lucrando mais ou menos, uma vez que teria que investir em uma infraestrutura própria, por exemplo.
Mas lembre-se de considerar outras vantagens também.
Ser um corretor de imóveis autônomo pode ser uma opção interessante para quem busca independência e flexibilidade em seu trabalho. No entanto, é importante ter em mente que também há desafios nessa escolha.
Como autônomo, o corretor precisa se dedicar mais à prospecção de clientes e ao marketing pessoal, além de arcar com os custos de sua própria estrutura de trabalho. Já em uma imobiliária, o corretor pode contar com a infraestrutura da empresa para atrair clientes e dar suporte às negociações, além de ter acesso a treinamentos e capacitações oferecidos pela imobiliária. Portanto, é necessário avaliar cuidadosamente as vantagens e desvantagens de cada opção antes de tomar uma decisão.
Por isso, separamos as vantagens e as desvantagens de trabalhar como corretor autônomo. Confira abaixo.
Liberdade
Qualquer profissão que você decida ingressar como autônomo traz sempre mais liberdade quando comparado à trabalhar para uma empresa. Como corretor autônomo, você pode fazer o seu próprio horário e trabalhar do local que quiser, sem se preocupar com escalas e plantões, que são muito comuns no modelo de trabalho das imobiliárias.
No entanto, com a falta de alguém cobrando desempenho, é necessário ter mais disciplina para alcançar metas de venda e, principalmente, para não deixar o caixa vazio no fim do mês.
Comissões
Pode-se dizer que a maior vantagem de ser um corretor autônomo é não ter que dividir o valor da comissão. Desse modo, é possível ganhar mais do que ao trabalhar em uma imobiliária.
Para isso, no entanto, é necessário considerar se como autônomo você conseguirá vender a mesma quantidade de imóveis que venderia em uma imobiliária. Afinal, você terá mais tarefas trabalhando como autônomo, além de não ter, pelo menos no início, a autoridade que uma imobiliária já tem no mercado.
Terceirizar tarefas
Mesmo como um autônomo, o corretor pode ver a necessidade de terceirizar tarefas. Por exemplo, contratar um advogado para ter respaldo jurídico.
Além disso, contratar um contador para cuidar das suas finanças como autônomo e não acabar enrolando seus gastos pessoais com o lucro da empresa.
Despesas extras
É comum que as imobiliárias tenham um orçamento para anunciar seus imóveis. No entanto, como corretor autônomo você precisaria investir nisso. Além disso, há outras despesas como: sistema de gestão dos imóveis, confecção de placas, etc.
Outro ponto é a infraestrutura para trabalhar e, principalmente, para fazer reuniões e receber clientes. ainda que você consiga trabalhar em home office, eventualmente poderá precisar fazer reuniões presenciais e isso demandará custos extras para alugar salas ou mesmo manter um escritório próprio.
Então, é necessário colocar essas e outras possíveis despesas na ponta do lápis para evitar prejuízos.
Falta de suporte
É comum que o corretor não consiga atuar sozinho e, por isso, precise contratar profissionais de outras áreas. Pode ser para realizar tarefas maiores, como o suporte jurídico oferecido por um advogado. No entanto, o corretor também estará sozinho para realizar tarefas mais simples, como não ter ninguém para receber recados e organizar o ambiente de trabalho, uma vez que contratar um recepcionista poderia sair do orçamento.
Falta de credibilidade
Principalmente no início, um corretor autônomo não tem credibilidade diante dos seus clientes. É necessário investir em artefatos que ajudem o corretor a ter autoridade no mercado, além de que o tempo é o principal fator de influência.
Essa pode ser uma das maiores desvantagens do corretor autônomo.
Relacionada a isso, além de investir nos anúncios de imóveis, o corretor também precisará investir em se promover como uma marca, por exemplo, investir em marketing digital para melhorar a credibilidade do seu nome no mercado e torná-lo mais conhecido, até mesmo desenvolvendo um site para passar uma imagem mais profissional.
Menos tempo para vender
Considerando todo o trabalho extra que um corretor autônomo tem além de vender, acaba sobrando menos tempo para o profissional realizar a tarefa principal do seu trabalho.
Como dito anteriormente, isso pode alterar significativamente o número de imóveis que o profissional consegue vender por mês e influenciar nos seus ganhos. Além disso, o dinheiro extra que pode vir por não ser necessário dividir a comissão, pode acabar sendo menor que os investimentos extras necessários como anúncios e marketing pessoal.
Em conclusão, tanto ser um corretor autônomo quanto trabalhar em uma imobiliária têm suas vantagens e desvantagens. Ser autônomo pode proporcionar mais flexibilidade e autonomia, mas requer mais esforço e dedicação para se estabelecer no mercado.
Por outro lado, trabalhar em uma imobiliária pode oferecer mais segurança financeira, suporte e oportunidades de desenvolvimento profissional. A escolha certa depende do perfil, objetivos e expectativas de cada corretor de imóveis. O importante é avaliar cuidadosamente as opções disponíveis e escolher a que melhor se adequa às suas necessidades e metas de carreira.
Se você já é um corretor de imóveis ou está ingressando na área agora, não deixe de acompanhar o nosso Portal! Diariamente, trazemos artigos com dicas para corretores de imóveis e diversas notícias sobre o mercado imobiliário para manter você atualizado.