Com o fim do ano se aproximando, pais e mães começam a se preocupar com o início do ano letivo das crianças e adolescentes. Também referente à educação, a novidade é que o Estado de São Paulo anunciou que a partir de 18 de outubro, a presença dos alunos não será mais facultativa, ou seja, seria o fim das aulas online. No entanto, ainda há ressalvas devido ao distanciamento, já que algumas escolas não podem receber todos os alunos e ainda preservar a distância, regra que muda a partir de novembro. Além disso, escolas municipais e escolas particulares podem seguir outro calendário. E é sobre elas, as escolas particulares em São Paulo, que vamos falar no texto.
Quem precisa garantir uma vaga para o seu filho ou filha, já pode começar a pesquisar pelas escolas das regiões de São Paulo para escolher o melhor custo-benefício para as crianças e, também, para a família. E é justamente na hora de pesquisar que surgem as dúvidas. Quais os tipos de educação atualmente? Entre Infantil, Ensino Fundamental e Médio? Além disso, o que levar em conta na hora de escolher uma boa escola? Para responder a essas e outras dúvidas, acompanhe o texto e confira ainda algumas opções de escola particular em São Paulo.
A criança pode começar a frequentar a escola desde bebê, frequentando berçários e creches. Não existe idade correta, mas o momento que faz sentido para a família e para criança. Além disso, a tarefa é encontrar uma instituição que receba os pequenos.
Escolas particulares com Ensino Infantil e Fundamental costumam oferecer opções de períodos estendidos e/ou integral. Inclusive, essa é uma das grandes vantagens da escola particular: ter um horário flexível de acordo com a necessidade da família e da criança. Assim, mesmo as crianças maiores, a partir de 6 anos, podem contar com período maior do que a carga horária básica.
Se seguir, confira como se divide o ensino nas escolas atualmente.
A Educação Infantil atende crianças de 0 a 5 anos, a idade exata depende da disponibilidade de cada colégio. Tem a função de complementar o papel da família no desenvolvimento da criança, incentivando a socialização, empatia, entre outros. Além disso, também realiza o desenvolvimento psicomotor e comunicação verbal e não verbal por meio de atividades lúdicas.
Após a creche e a pré-escola, inicia-se o Ensino Fundamental no ano que a criança faz 6 anos, normalmente. Ele é dividido entre Fundamental I e II, a primeira parte é destinada à alfabetização da criança, que pode ser mais fácil se ela vier de uma pré-escola com bom método de pré-alfabetização. Além disso, a criança também começa a entender sobre ética e sobre o funcionamento da sociedade. Assim, é importante contar com um colégio que oferece atividades sobre sustentabilidade, cultura, esporte, culinária e outras atividades lúdicas e em grupo.
A partir do Fundamental II as crianças entram na fase pré-adolescente e começam a ter mais disciplinas e um ensino mais rigoroso, com um professor para cada matéria. Ainda assim, é importante contar com atividades que fomentem o desenvolvimento social do aluno, formando um cidadão com responsabilidade, educação, respeito e senso crítico.
Muitos pais preferem investir em escolas particulares apenas no Ensino Médio, pois é o momento mais crítico para quem quer ingressar em uma universidade. No entanto, contar com uma boa base no Ensino Fundamental faz toda a diferença para que o aluno consiga acompanhar os estudos mais puxados no Ensino Médio. Caso contrário, a mudança brusca no formato de ensino pode até prejudicá-lo.
O Ensino Médio é uma das fases mais importantes para quem quer ingressar em uma universidade. Assim, muitas escolas focam em estudos específicos para o vestibular, oferecendo um curso específico para reforçar matérias que vão cair no vestibular das principais universidades.
Nessa fase, os alunos podem desenvolver seus gostos, aptidões e sua identidade, de forma que influenciam seus desejos vocacionais. É uma fase complexa, pois os alunos estão passando por muitas mudanças pessoais e ainda precisam lidar com a responsabilidade dos estudos e escolher uma área para se profissionalizar. Um bom diferencial das escolas de Ensino Médio é oferecer suporte psicológico e emocional aos alunos, ajudando-os a tomar uma decisão importante, além de conciliar suas horas de estudos com descanso.
As atividades extracurriculares também são bons diferenciais, principalmente quando é necessário que o aluno fique mais tempo na escola. Assim, contar com uma escola que oferece aulas de idiomas, atividades físicas, esportivas, artísticas e culturais ajuda a desenvolver conhecimentos diversos nos alunos. Lá na frente, isso também o ajudará a decidir sua profissão, uma vez que ele teve contato com diversos tipos de conhecimentos e experiências diferentes.
Que a pesquisa é indispensável na hora de escolher uma boa escola particular não há dúvidas, mas quais fatores levar em consideração para traçar um comparativo eficiente? O primeiro passo é listar as prioridades da família, por exemplo:
Valor da mensalidade;
Turno disponível;
Localização;
Infraestrutura;
Escola com ensino completo (do infantil ao médio);
Atividades extracurriculares disponíveis.
Na lista, alguns critérios são mais importantes que outros, dependendo de cada família. Enquanto alguns são indispensáveis, como uma escola que ofereça período integral, outros podem ser negociáveis. Após avaliar cada critério, é possível fazer um balanço e chegar ao melhor custo-benefício.
A infraestrutura da escola é um dos critérios inegociáveis para qualquer família. É necessário que o local seja acolhedor e estimule o aprendizado. Além de estar em boas condições, conferir os diferenciais de cada escola é um bom fator de desempate. Por exemplo, instituições que contem com: biblioteca, laboratório, teatro, sala de música e quadras.
Alguns desses ambientes diferenciados também têm a ver com as atividades oferecidas na escola. Outros, potencializam o método de ensino, como é o caso do laboratório, ambiente usado para atividades práticas de matérias presentes na grade básica de ensino, como biologia, física etc.
Além disso, também é importante a escola contar com um bom material de estudos, combinando o físico e o digital, como: livros, sistema eletrônico e aplicativos, além de outras ferramentas que, assim como uma boa infraestrutura, também podem estimular e facilitar a aprendizagem dos alunos.
Para muitas famílias, o mais importante é o turno oferecido nas escolas. Existem escolas particulares em São Paulo que oferecem diversas opções de períodos. Além da carga horária básica, algumas escolas oferecem período estendido, acrescentando entre 2 e 4 horas a mais de turno. Há também os períodos integrais, em que a criança ou adolescente pode ficar entre 8 e 12 horas na escola.
Para preencher o turno maior, as escolas oferecem diversas atividades, como aulas de idiomas, dança, esporte, luta, teatro, entre outras. Além disso, também oferece tempo para o aluno fazer suas lições de casa e descansar, bem como diversas refeições durante o dia.
Também em Santana, outra opção é o Colégio Marillac, que oferece Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Além disso, oferece a possibilidade de período integral para os alunos do Ensino Infantil e Médio no contraturno das atividades escolares regulares.
Durante a jornada ampliada, as crianças contam atividades físicas, esportivas e culturais. Outra opção é o horário estendido que aumenta em uma hora e meia o período da criança na escola, diferentemente do período integral que duplica a jornada.
As famílias também podem optar por atividades complementares, sendo elas teatro, futebol e catequese. Quem se interessar, já pode entrar em contato para garantir a matrícula de 2022.
No Google Maps, a escola é bem avaliada e recebe vários elogios nos comentários. Um deles, deixado pelo Renato Debs, revela como funciona a infraestrutura e o sistema pedagógico do colégio. Confira.
Sou pai de dois alunos nessa escola, que ingressaram justamente em 2020, pouco antes da chegada da pandemia ao Brasil. Eu posso afirmar que um dos maiores destaques desta escola é o acolhimento de novos alunos e suas famílias. O material escolar é muito bom, com um conteúdo bem ilustrado, dinâmico, atraente para os alunos. O ensino religioso é muito bem preparado, focado nos valores morais universais. O desenvolvimento da inteligência emocional, através do programa LIV (Laboratório de Inteligência de Vida) também agrega importantes conceitos que vão muito além do conteúdo pedagógico tradicional. A comunicação da escola com os pais é eficiente e utiliza uma plataforma muito bem organizada, disponível em aplicativo para celular e pelo navegador de internet.
Endereço: R. Voluntários da Pátria, 1653
Telefone: (11) 2226-6161
Colégio Marillac no Google Maps
Quem procura escola particular no Morumbi, encontra todas as opções de turmas no Colégio Miguel de Cervantes. Com Educação Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio, Além disso, também conta com cursos extracurriculares, como teatro e esportes, além de eventos durante o ano todo.
Também recebe boas avaliações no Google Maps, acumulando uma nota de 4,8 estrelas. Nedes Silva deixou um comentário elogiando o ensino bilíngue da escola.
Excelente escola bilíngue ampliando seu estacionamento e salas de aula.
Endereço: Avenida Jorge João Saad, 905
Telefone: (11) 3779-1800
Colégio Miguel de Cervantes no Google Maps
Na Vila Prudente, na Zona Leste, a escola particular Agnus Dei tem mais de 30 anos de experiência. Conta com turmas para Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II. As aulas de inglês já começam com as crianças a partir de 4 anos. Além disso, conta também oferece atividades extracurriculares, como ballet, judô, futsal, ginástica artística e robótica pedagógica.
O processo de aprendizagem da escola valoriza a interação social. Por meio dela, ocorre o desenvolvimento do aluno, contando com o professor em papel de mediador e organizador das situações de aprendizagem.
Além disso, a escola também leva a individualidade e a diversidade como pontos importantes na hora da aprendizagem, que sempre devem ser respeitados. Assim, busca-se formar cidadãos protagonistas, autônomos e solidários.
A escola conta com boas avaliações no Google Maps, conquistando 4,5 estrelas. Entre os comentários, Simone Sousa fez um balanço entre os pontos positivos e negativos da Agnus Dei.
Minha filha estudou por 4 anos na escola, é uma ótima escola, a escola também tem problemas, mas qual escola não tem? Por ser uma escola pequena os pais sempre são atendidos e ouvidos que é de grande importância, pois em colégios grandes, somos só mais um. Ótimo sistema de ensino, bem puxado para os que querem estudar e aprender e o mais importante formação de base maravilhosa para o ensino médio (não deixa a desejar para nenhuma escola de "nome" do bairro.) Pena que não tem o ensino médio
Endereço: R. Fidélis Papini, 828
Telefone: (11) 2914-1585
Escola Agnus Dei no Google Maps
Em Pinheiros, o Colégio Alecrim recebe crianças para turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II. A instituição valoriza a comunicação, interação social e vivência em um espaço coletivo para o desenvolvimento das crianças.
No dia a dia, é incentivado a troca de ideias, respeito pelo outro, cooperação, diálogo, autonomia e a interação entre crianças de diferentes grupos e idades.
Avaliando a escola com 5 estrelas, Marcos Lemos deixou um comentário elogiando o ensino empático do Colégio.
Uma escola diferenciada, meus filhos amam e todos os dias querem estar com os professores, as professoras e todos que lá trabalham. Todos são muito acolhedores e ajudam na formação de pessoas com um olhar para o outro.
Endereço: Rua Amália de Noronha, 403
Telefone: (11) 3864-3797
Colégio Alecrim no Google Maps