Na hora de elaborar a declaração de Imposto de Renda é normal se deparar com alguns termos específicos. O Grupo SP imóvel elaborou uma lista de significados dos termos mais usados:
É a declaração que deve ser feita todo ano referente a movimentação financeira incluindo todas as despesas e os ganhos como das pessoas, como salários e aluguéis.
A Receita Federal é o órgão responsável verificar a veracidade das informações prestadas pelos contribuintes. Para calcular quanto o trabalhador deve pagar de imposto soma-se todos os rendimentos e desconta parte de seus gastos.
O valor final é comparado com uma tabela que determina a porcentagem de imposto sobre a renda que deverá ser paga.
É ano anterior da declaração. Por exemplo, na declaração do Imposto de Renda de 2016 deverá ser referente aos rendimentos e despesas de 2015.
São as pessoas que recebem pensão alimentícia conforme acordado com a Justiça.
São atividades relacionadas à agricultura, pescas, extração e exploração vegetal e animal.
De acordo com a Wikipédia, os bens são tudo aquilo que tem utilidade para satisfazer uma necessidade. Podendo ser classificados em móveis e imóveis.
Os bens móveis são aqueles que podem ser transportados, tais como: carro, moto, avião, obra de arte e outros.
Já os bens imóveis são aqueles que não podem se transportados e não alteram a sua essência, como por exemplo: casa, apartamento, terreno, galpão e entre outros.
São todos os rendimentos tributáveis recebidos de Pessoas Físicas como de Pessoas Jurídicas. Neste caso incluem salários, resgastes de previdência, aposentadorias, pensões, aluguéis e entre outros.
É o imóvel que não tem nenhum investimento, ou seja, não possui equipamentos, construções ou plantações.
De acordo com o Dicionário Informal, a Restituição é corrigir uma situação. Então, Receita Federal verifica que o contribuinte pagou mais imposto do que deveria e terá direito a receber de volta uma parte do foi pago, ou melhor, terá uma restituição.
A Receita Federal é o órgão responsável pelo cruzamento das informações prestadas pelos contribuintes referentes à movimentação financeira. E se o contribuinte declarar algum valor diferente pode cair na malha fina, ou seja, será examinada detalhadamente e o contribuinte poderá ser chamado para se explicar!