Notícias do seu Bairro
09.mar.2018
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

Estrada Velha de Santos é reaberta para visitação

Visitas só serão agendadas nos últimos sábados de cada mês

Imagem Estrada Velha de Santos é reaberta para visitação
Logo Copiar Blog Notícia
Moradores e visitantes da baixada santista contam com mais uma atração no Litoral Paulista. O Governo do Estado de São Paulo liberou passeios a pé para a Estrada Caminho do Mar, mais conhecida como a Estrada Velha de Santos.

O passeio dura em média quatro horas e começa na altura do pontilhão da Serra, na altura do km 51 da Anchieta, nas proximidades da Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, e termina em São Bernardo do Campo. 

Apreciar a vegetação nativa, paisagens exuberantes e monumentos históricos erguidos há quase 100 anos estão entre as principais atrações do passeio. Os visitantes ainda terão a oportunidade de conhecer a Calçada do Lorena, estrada de pedra construída por engenheiros sobre um antigo caminho de mulas por onde Dom Pedro I subiu a Serra. 

Para aproveitar 100% o passeio, a recomendação é levar água, lanche, repelente, protetor solar, toalha, máquina fotográfica, binóculo, tênis antiderrapante, calça, camiseta, óculos e boné.

Todos os passeios são realizados, obrigatoriamente, com o acompanhamento de monitores cadastrados e capacitados pela Fundação Florestal.  E o custo das visitas é de R$ 31,00 por pessoa, já com acompanhamento de guia.

As visitas agendadas poderão ser feitas todos os últimos sábados de cada mês. O agendamento deve ser feito no site ou pelo telefone (11) 2997-5000, ramal 356, com atendimento durante o horário comercial.

Conheça a história da Estrada Velha de Santos


A Estrada Velha de Santos ou Caminho do Mar, mais antiga do interior do País para o Litoral Atlântico, faz parte da história e do desenvolvimento da cidade de São Paulo. 

A rota surgiu em 1560 quando o governador Mem de Sá recorreu aos jesuítas para abrir uma trilha, alternativa às indígenas, para transpor a Serra do Mar. E tornou-se o caminho usado para o transporte de ouro até Santos e para o comércio de produtos.

Em 1792, um novo trajeto foi aberto, a Calçada do Lorena. Toda pavimentada em lajes, a notável obra de engenharia do período foi idealizada para dinamizar o comércio e escoar a produção. Foi por essa rota que o príncipe regente D. Pedro subiu a serra em direção a São Paulo para proclamar a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822. 

Em 1908, a rota foi usada pela primeira vez por automóveis e ficou conhecido como o primeiro ?Raid automobilístico São Paulo ? Santos?. Em 1913, passou por obras e foi adaptada para o tráfego de automóveis.
Já na década de 1920, a estrada foi pavimentada com concreto e se tornou a primeira da América Latina. 

Em 1947 foi inaugurada a Rodovia Anchieta e até este momento o Caminho do Mar era a principal ligação entre o litoral e o planalto. Com a construção da nova via, a rota passou a ser o trajeto secundário e ganhou o nome de Estrada Velha. Em 1985, ela foi desativada.

Fonte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
www.spimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel
< Post Anterior
Prefeitura promove Feirão Casa da Família
Próximo Post >
Especial Dia Internacional da Mulher - Corretora de Imóvel