Curiosidades
30.jun.2023
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

Investir em imóveis: 5 dicas para ganhar dinheiro com aluguel

Investir em imóvel é uma forma popular de ter renda passiva

Imagem Investir em imóveis: 5 dicas para ganhar dinheiro com aluguel
Logo Copiar Blog Notícia

Muitas pessoas pensam em investir em imóveis para aumentar sua renda mensal e ainda o valor total do seu patrimônio. Dentre as diversas possibilidades de investimento que existem, investir em imóveis ainda é uma das mais populares. Mas sabia que é possível otimizar seu rendimento? Ou seja, ganhar mais fazendo menos. Para isso, separamos 5 dicas que vão te ajudar a ganhar dinheiro com aluguel. Continue a leitura e confira!

 

Quais as vantagens de investir em imóveis?

investir em imoveis

Imagem: Freepik

 

Investir em imóveis é a escolha mais popular entre os brasileiros. Por isso, muitos acabam recorrendo a essa forma de ganhar uma renda passiva sem nem pensar muito a respeito. Mas a verdade é que há diversas vantagens ao investir em imóveis. As principais delas são:

  • Valorização: a tendência é que o mercado imobiliário sempre passe por valorização. Por isso, uma das vantagens de investir em imóveis é a expectativa de valorização, em que há reajustes dos aluguéis de acordo com a inflação.

  • Bom retorno financeiro: comprar um imóvel é um investimento que tende a oferecer rendimentos rapidamente. No mercado financeiro, isso é chamado de liquidez e investir em imóveis oferece uma boa liquidez.

  • Renda passiva: como dito, um dos principais atrativos de comprar um imóvel para alugar é a renda passiva. Isso é, ganhar dinheiro sem trabalhar. Ter vários imóveis é uma forma bastante tangível de construir patrimônio e viver de renda.

Com isso, pode-se dizer que investir em imóveis é algo vantajoso. Mas atenção, é preciso ficar de olho em outros fatores, como:

  • Períodos sem inquilino;

  • Manutenção;

  • Impostos;

  • Custos administrativos.

Por isso, esse não é um investimento que deve ser feito com um orçamento apertado, é preciso ter verba para lidar com outros gastos. Principalmente no início, em que há uma brecha até começar a receber os rendimentos.

Mas se você analisou suas finanças e já sabe que esse é um modelo de investimento adequado para você, fique agora com as nossas dicas para otimizar ainda mais seus rendimentos!

 

5 dicas para investir em imóveis de forma inteligente

investir em imoveis

Imagem: Freepik

 

1. Faça uma análise de mercado

O primeiro passo é analisar o mercado para identificar se é uma boa hora para comprar um imóvel ou se é melhor aguardar. Além disso, comece uma pesquisa para escolher em qual região irá comprar o imóvel.

Assim, pesquise sobre a demanda de aluguel no local de interesse, verifique a valorização imobiliária, infraestrutura local e perspectivas de desenvolvimento.

 

2. Escolha imóveis em localizações estratégica

Uma boa estratégia para ter rendimentos melhores é a região escolhida. Prefira áreas com boa infraestrutura, acesso a serviços e transporte público, proximidade de universidades, hospitais, comércio e outras facilidades que atraem potenciais inquilinos.

Esses locais tendem a ser mais caros, por isso, menos pessoas têm condições de comprar um imóvel nesta região. No entanto, a facilidade de acesso e locomoção é indispensável em alguns casos e, assim, as pessoas recorrem ao aluguel.

Além disso, esse tipo de área costuma ser bastante disputada, o que diminui a chance de ficar sem inquilino.

 

3. Conte com o suporte de uma imobiliária

A ideia de investir em imóveis para ter uma renda passiva dá a falsa sensação de que não é necessário fazer nada em relação a isso, basta comprar o imóvel. Mas é um erro pensar isso. Administrar imóveis para locação demanda tempo e conhecimento. Por isso, uma forma de otimizar seus rendimentos é contar com uma imobiliária, que oferece diversos serviços profissionais.

Confira algumas das vantagens:

  • Experiência e conhecimento do mercado: as imobiliárias possuem domínio no mercado imobiliário e podem fornecer percepções valiosas sobre tendências, áreas promissoras, valorização imobiliária e demanda de aluguel. Isso ajuda você a tomar uma decisão mais consciente.

  • Captação de inquilinos qualificados: as imobiliárias têm uma base de clientes e uma rede de contatos estabelecida, o que facilita a busca por inquilinos qualificados. Elas realizam a triagem dos interessados, verificam a documentação, analisam a capacidade financeira e garantem maior segurança na escolha dos locatários. Assim, você não precisa se preocupar com grandes períodos sem inquilino, nem ter trabalho procurando e negociando.

  • Administração do imóvel: Uma imobiliária pode cuidar de todas as etapas da locação, incluindo a elaboração do contrato, vistorias, cobrança e repasse dos aluguéis, emissão de boletos, negociação de reajustes e solução de eventuais conflitos com os inquilinos. Se o seu objetivo é renda passiva, nada melhor do que delegar tarefas burocráticas para profissionais qualificados.

  • Divulgação ampla do imóvel: As imobiliárias têm recursos e canais de divulgação eficientes para promover o imóvel e atrair potenciais inquilinos. Elas utilizam plataformas online, redes sociais, parcerias com outras imobiliárias e anúncios especializados, aumentando a visibilidade do seu imóvel no mercado.

  • Assessoria jurídica e burocrática: Ao contar com uma imobiliária, você tem acesso a uma equipe especializada que pode fornecer assessoria jurídica e orientação sobre os aspectos legais e burocráticos envolvidos na locação de imóveis. Isso inclui orientações sobre contratos, direitos e deveres do proprietário, atualizações nas leis de locação e outras questões legais relevantes.

Lembre-se de pesquisar e escolher uma imobiliária confiável, com boa reputação e experiência no mercado. Assim, você poderá aproveitar ao máximo as vantagens de contar com os serviços profissionais oferecidos por eles ao investir em imóveis para alugar.

 

4. Considere comprar um apartamento na planta

Muitas pessoas acabam comprando imóveis prontos, antigos ou novos, porque querem um retorno a curto prazo. Mas, para aqueles que podem investir a longo prazo, uma excelente opção é investir em apartamento na planta. Isso porque a valorização do apartamento na planta é muito maior do que quando comparado ao retorno que você terá ao comprar um imóvel pronto. Por isso, vale a pena considerar essa opção. 

Além disso, o valor de um imóvel na planta é inferior ao imóvel pronto. Desse modo, essa opção de investimento por se tornar uma opção viável para aqueles que não podiam comprar um imóvel pronto, bem como comprar um imóvel na planta pode oferecer um pagamento mais facilitado.

 

5. Tenha uma reserva de emergência

Esteja preparado para imprevistos, como períodos de vacância (sem inquilino), reparos inesperados ou atrasos nos pagamentos dos inquilinos. Manter uma reserva de emergência é fundamental para garantir a estabilidade financeira do investimento.

Como dito no início, é fundamental que você não atue com o “orçamento apertado”, pois o investimento pode acabar se tornando prejuízo.

 

Conclusão

Para finalizar com chave de ouro, nossa dica é que, durante todo o processo, você não deixe de buscar orientação profissional de um corretor de imóveis, advogado especializado em direito imobiliário e consultar informações atualizadas sobre legislação e regulamentações locais relacionadas à locação de imóveis.

Para ficar por dentro das novidades do mercado imobiliário e conferir as melhores dicas sobre o assunto, acompanhe o nosso Portal.

Fonte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
www.spimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel
< Post Anterior
Como o corretor de imóvel pode equilibrar a tecnologia com o atendimento personalizado?
Próximo Post >
Responsabilidade do proprietário do imóvel: direitos e deveres durante a locação