Que o mercado está em compasso de espera, isso é que mais se ouve em qualquer análise. Os números não estão bons e os lançamentos à espera de dias melhores. As vendas caem e o estoque aumenta. Isso parece uma generalização no segmento, mas há alguns nichos que não estão tão ruins quanto parece. É o caso da locação residencial.
De acordo com o mais recente levantamento do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (Creci-SP), locação residencial (casas e apartamentos) cresceu 17,62% em setembro na cidade de São Paulo em comparação com o mês anterior. Essa é a segunda alta do ano e faz com que os números até agora também sejam positivos. De janeiro a setembro a alta é de 56,55%.
Com as incertezas da economia, o mercado não muito forte, financiamento com regras mais difíceis, a locação passa a ser uma opção interessante. Essa é a razão que a entidade credita à alta. Só para ter ideia, no mesmo período as venda tiveram queda de 33,57% na comparação com agosto e de 1,67% ao longo do ano.