Diz o ditado que "enquanto alguns choram, outros vendem lenço". Ou seja, é fácil encontrar oportunidades, basta saber o lado para o qual se olha. O mercado não vai bem e neste espaço temos divulgado alguns fatos negativos. Mas este espaço também apontou e aponta pontos positivos: onde enxerga oportunidades.
Se os lançamentos não estão bem, já mostramos que há alternativa no mercado de usados. Se o dinheiro está pouco para lançar, trabalha-se com os estoques. Se o comprador não está fechando negócios com as mesmas facilidades, dão-se alternativas interessantes. Se um bairro está caro demais, o vizinho pode ser uma alternativa. Se os financiamentos para imóveis usados mudou a regra, bom para quem tem imóvel novo em estoque. E por aí vai.
Agora, outra boa notícia em meio ao que parecia ser uma crise. Analistas acreditam que o momento é bom para investir em fundos imobiliários em longo prazo. Se quer e se pode diversificar seu capital - e não tem pressa de retorno -, o investidor tem nesse setor um bom investimento.
De acordo com dados do mercado financeiro, o índice Ifix, que mede o desempenho dos principais fundos imobiliários negociados em Bolsa, caiu 12,6% em 2013, 2,7% em 2014 e sobe 4,6% neste ano até abril. Ou seja, com algumas carteiras desvalorizadas por conta da alta dos juros e, depois de dois anos de perdas, o início de 2015 pode ter desempenho modesto, mas é interessante. É olhar o copo meio cheio!
Esses fundos imobiliários investem geralmente em prédios comerciais, com salas para locação e retorno com o aluguel. Hoje, a taxa de vacância no setor é grande (segundo a Citibank Corretora, a porcentagem de imóveis vagos em São Paulo cresceu para 24,2%, com relação ao quarto trimestre do ano passado). O valor da locação também teve queda, 23% nos últimos dois anos.
Esse cenário fez com as cotas dos fundos tivessem queda de valor, sendo negociadas com valor muito abaixo do valor patrimonial. Olhando o copo meio cheio, o cenário do mercado - e isso já vimos mais de uma vez -, em pouco tempo, não será igual ao que estamos neste momento (garantem muitos estudiosos do segmento). Com isso, quem tiver visão - e dinheiro - pode apostar, hoje, em um retorno futuro. Quer apostar?
< Post Anterior
O impacto do Programa de Metas no Mercado Imobiliário
Próximo Post >
Mercado imobiliário: o sarrafo está descendo