O mercado está bom para comprar, mas não para vender. Ouvindo agentes do setor "corretores, construtores e incorporadores" notamos o seguinte quadro: o mercado não está em um momento bom, por isso a tendência é baixar as expectativas. Ou como dizem no atletismo, descer o sarrafo. A alusão, explica-se, diz respeito a uma competição de salto com vara, na qual, quanto mais baixo o sarrafo que se tem para pular, mais fácil de atingir objetivos.
Alguns sinais: o poder de compra diminuiu; quem tem dinheiro na mão , menos do que se tinha há dois anos, consegui um bom negócio; quem precisa vender um imóvel, é bom esperar um pouco mais; quer comprar bem, espere um pouco mais; o poder de compra diminuiu, então procure uma unidade em um bairro não tão caro; barganhar para conseguir um bom negócio.
Esses e outros cenários são apontados por diversos profissionais ouvidos em conversas casuais ou mesmo em estande de vendas. Em poucas ocasiões no passado o mercado viveu um cenário assim, de expectativa. Mas também o que se ouve é que o segmento é como uma fênix, sempre renasce e com mais força.
Por isso, o momento pode não ser favorável, mas quem souber tirar o melhor proveito, para todos os lados do negócio, terá uma lição muito boa no momento em que a situação virar.
E vai virar, pois sempre vira.
< Post Anterior
Mercado imobiliário: luz no fim do túnel
Próximo Post >
Guia prático sobre deveres e obrigações do condomínio