Que o mercado não anda lá muito bem, isso é certo, mas há oportunidades. Os lançamentos não acontecem com a velocidade esperada, as vendas não apontam para números interessantes, os estoques não diminuem, mas é sempre possível ver o copo "meio cheio". O mercado nacional é sempre promissor, basta ver em que direção ele aponta.
Um dos cenários mais interessantes que agentes veem é a aposta no futuro. Investidores estão vendo o atual momento do segmento como propício a negócios futuros. Se há estoque e não se escoa com a velocidade que se espera, pode ser interessante comprar agora, em baixa, para investir nas possibilidades futuras.
Entidades e players do setor apontam que investidores estrangeiros começam a procurar as empresas para comprar unidades agora com vistas a lucros futuros. Matéria no jornal O Estado de S. Paulo aponta que "estrangeiros especializados no mercado imobiliário e gestores de fundos de private equity compram participações em empresas para vender mais tarde com lucro, estão aproveitando o momento de baixa para arrematar levas de empreendimentos com descontos na ordem de 30%".
E eles estão procurando, principalmente, incorporadoras com necessidade de "fazer caixa". Construtoras que precisam de capital para futuros lançamentos também são um dos "alvos". Ou seja, o cenário não é totalmente desolador. Há sempre uma luz no fim do túnel. E essa luz pode significar um novo e bom momento para o setor. É uma aposta? Sim, mas uma boa aposta. Para todos os envolvidos.
< Post Anterior
O mercado imobiliário está parado ou não?
Próximo Post >
Mercado imobiliário: Crédito fecha o ano bem