Outubro não fechou com saldo positivo para o Mercado Imobiliário em São Paulo. Segundo pesquisa do Sindicato da Habitação, Secovi-SP, o décimo mês do ano, comparado a setembro, apresentou queda de 65,4% nas vendas. Em relação ao mesmo período de 2013, a redução foi de 55,4%.
No total foram comercializados 963 imóveis, sendo 40% das unidades com um quarto, 35,6% de dois dormitórios, 20,5% de 3 e 4,3 de 4 ou mais.
No quesito lançamentos, o cenário não poderia ser diferente. O setor também apresentou queda quando contabilizaram 2.336 unidades em outubro, um volume de 41,9% inferior a setembro e 20,9% menor que o décimo primeiro mês do ano passado.
De janeiro a outubro, foram vendidos 15.337 novas unidades residenciais, resultando 44,7% inferior a 2013. Os lançamentos totalizaram 20.703 imóveis no ano até outubro, queda de 16,1% considerando o mesmo intervalo de tempo no ano passado.
O presidente do Secovi-SP, Claudio Bernardes, está otimista com recuperação nos próximos meses. "Em outubro, foi interrompida a reação que o mercado apresentou no início do segundo semestre. De qualquer forma, em novembro e dezembro o desempenho do mercado deve melhorar em relação ao décimo mês do ano, o que, ainda assim, será insuficiente para recuperar as perdas do primeiro semestre."
< Post Anterior
Mercado imobiliário: reflexos de um ano ruim
Próximo Post >
Mercado imobiliário: Locação em alta