De acordo com a pesquisa realizada pelo Departamento de Economia e Estatística do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), as mudanças na conjuntura econômica do País já estão surtindo efeito, principalmente no mercado imobiliário. Setembro é, até o momento, o segundo melhor mês do ano.
O nono mês de 2016 registrou a venda de 1.717 imóveis novos na cidade de São Paulo. Em agosto foram comercializadas 1.078 unidades, ou seja, setembro apresentou um volume superior de 59,3% e 23,3% acima da quantidade comercializada no mesmo período de 2015 quando somou 1.392 unidades vendidas.
Para o presidente da entidade, Flavio Amary, o aumento nas vendas e nos lançamentos registrado em setembro significa um novo ânimo da sociedade e dos empreendedores.
"No entanto, insistimos na continuidade da redução da taxa de juros, para que o setor imobiliário retome suas atividades aos patamares normais, possa contribuir para a geração de emprego e renda e, consequentemente, com o aquecimento da economia", afirma o dirigente.
No quesito lançamento, o saldo em setembro também é positivo com um total de 2.165 imóveis lançados na cidade de São Paulo. O resultado atingiu um volume superior a 83,9% em relação a agosto quando teve 1.177 unidades apresentadas e 66,9% superior ao nono mês do ano de 2015 com 1.297 unidades, conforme dados divulgados pela Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp).
"Acreditamos que o mercado vai reagir de forma mais gradual, ao longo dos próximos meses", declara Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP.
Cada vez mais os imóveis de 2 dormitórios lideram as buscas por paulistanos e no mês de setembro, as unidades deste perfil, com área útil entre 45 m² e 65 m² com faixa de preço entre R$ 225 mil e R$ 500 mil se destacaram no mês se destacaram quando registraram um volume maior de vendas na planta.
Os imóveis de 3 e 4 dormitórios no mês de setembro apresentaram o crescimento percentual das vendas e dos lançamentos em relação à media do período acumulado de janeiro a agosto. As unidades de 3 quartos tiveram crescimento de 351,8% nos lançamentos e nas vendas de 179,9%. Nos imóveis de 4 dormitórios, a alta foi de 700% nos lançamentos e de 156,7% nas vendas.
< Post Anterior
Especial Financiamento Imobiliário - Vale a pena amortizar?
Próximo Post >
Especial Financiamento Imobiliário