O que veio primeiro o ovo ou galinha? Pergunta simples, antiga, mas com resposta sempre impossível. Da mesma forma: vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais (lembram?). Assim também podem ser vistas as tendências no mercado imobiliário: é o setor que cria e oferece ou o comprador que exige novidades?
O que se vê ao longo dos anos é que desejo, necessidade, entendimento e atendimento dos desejos do público. Não basta um simples lugar de morar, ele tem de criar condições para que esse morar seja o melhor possível.
Já foram os apartamentos compactos, os em estilo loft, os avarandados (que nunca saem de moda), os com espaço gourmet (que estão cada vez mais exigidos), entre muitas opções que vieram. Enfim, assim como na moda, o setor imobiliário também tem seu lado prêt-à-porter. Expressão francesa do segmento de moda que significa "pronto para vestir", de adequação dos e aos consumidores, mas acessível ao grande público, diferentemente da alta costura (haute couture), caracterizada por peças de vestuário exclusivas ao cliente sob medida - como o alto padrão no setor de imóveis.
Assim como na moda, o mercado cria produtos em grandes escalas, com excelente qualidade e oferecendo praticidade, variedade, estilos, mas com preços atraentes e possíveis para todos os bolsos e não só o de alta costura, na moda, ou alto padrão, em imóveis. Sem contar que se lançam, assim, novas tendências que se perpetuam. Se inovem e renovam.
< Post Anterior
Um novo setor ou nova tendência?
Próximo Post >
A importância do seguro residencial