A metodologia desempenha um papel fundamental no mercado imobiliário, pois ajuda a estabelecer diretrizes claras, eficiência e confiabilidade nas transações e processos envolvidos na compra, venda e gestão de imóveis.
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É importante para um corretor de imóveis ter definida uma metodologia porque isso traz uma série de benefícios e vantagens para sua atuação profissional. Aqui estão algumas razões pelas quais a metodologia é importante para um corretor de imóveis:
Ainda para mostrar a importância do corretor ter um método, processo e um roteiro, o consultor e palestrante, Guilherme Carnicelli compartilha mais uma dica valiosa para não deixar o cliente travado no funil de vendas.
O consultor e palestrante Guilherme Carnicelli ressalta a importância de os corretores terem um método, processo e roteiro estabelecidos. Ele compartilha uma dica valiosa para evitar que os clientes fiquem presos no funil de vendas.
“Quando eu cheguei no mercado imobiliário, como vinha da indústria e olhando os processos de atendimento, eu desenhei um roteiro que eu gosto de tangibilizar e nas minhas consultorias eu faço muito isso, eu chamo de “3CP´S”, que na minha opinião existe um tripé, que alinhando você tangibiliza aquela oportunidade com a melhor oportunidade para o seu cliente. Está ligada à capacidade de pagamento, contexto prático, e a característica do produto. Pensa comigo o seguinte, se você pode pagar, se o produto serve para sua vida como ela é hoje, e se o produto tem as características que você está buscando, porque você não compraria esse imóvel?.”
Essa abordagem estruturada permite que os corretores orientem os clientes de forma eficiente, evitando que eles se percam no processo e maximizando as chances de concluir com sucesso as transações imobiliárias.
“Quem está acompanhando, pode ter certeza se no seu funil de vendas tem clientes que está parado, ele está parado, ou porque não pode pagar, ou porque aquele produto não está adequado ao tipo de vida que ele tem hoje, não estou falando de vida do futuro, nós tomamos decisões baseados em nossas vidas hoje. Um imóvel é a mesma coisa, você vai comprar pensando na sua vida hoje e a característica do produto, se não estiver adequado, o cara não vai querer. No funil de vendas, o cliente vai parar por conta de um desses três pontos. Vai ficar travado. E se o corretor for investigar é isso aí. Pode ter certeza que é um desses três pontos. Que está impedindo o seu cliente do funil de vendas de continuar. Ou é a característica do produto, ou o contexto prático que não está adequado, ou a capacidade de pagamento. Se você alinhar esse tripé acabou. O cara vai tangibilizar que aquilo é bom e vai tomar a decisão de compra. Por isso, você precisa ter método, processo e roteiro”, completa.
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Guilherme Carnicelli também compartilhou uma dica valiosa para os corretores que desejam aprimorar suas habilidades de vendas, referente à técnica conhecida como "Spin Selling", abordada no livro "Alcançando a excelência em Vendas" do renomado psicólogo Neil Rackham, do Reino Unido. Essa técnica oferece insights e estratégias para conduzir vendas de forma eficaz, destacando a importância de compreender as necessidades do cliente, fazer perguntas relevantes e construir relacionamentos sólidos para alcançar o sucesso nas vendas.
“O Spin Selling é uma metodologia que se concentra em fazer perguntas assertivas e estratégicas. A palavra "SPIN" é um acrônimo para solução, implicação, problemas e necessidades, representando a ordem em que as perguntas devem ser feitas. À medida que essas perguntas são feitas, o corretor vai construindo na mente do cliente a percepção de que ele precisa daquela solução específica. Um corretor que realiza um bom diagnóstico por meio de perguntas bem formuladas é capaz de vender mais, pois consegue criar na mente do cliente a convicção de que aquele produto é o mais adequado para suas necessidades. Portanto, seguir esse roteiro de perguntas é fundamental para o sucesso do corretor no processo de vendas.”