Certamente você já ouviu a frase “morar de aluguel é jogar dinheiro fora”, não é mesmo? Mas quando há planos para conquistar o próprio espaço é normal que apareçam algumas dúvidas na sua cabeça. E mais do que isso, é fundamental saber que existem diversas decisões para serem tomadas e que toda escolha deve ser feita com segurança.
E junto à pressão de escolher qual é a melhor decisão para a sua situação, surgem afirmações sobre o aluguel de imóveis, onde muitas delas podem ser verdadeiras ou até mesmo, tratar-se de mitos.
Visando um melhor esclarecimento sobre as afirmações mais comuns, separamos alguns mitos e verdades com relação ao aluguel de imóveis.
Locação de imóveis é jogar dinheiro fora – MITO
Esse é um dos mitos mais comuns, e que infelizmente muitas pessoas acreditam.
Pelo fato de alugar um imóvel acabar sendo mais barato do que comprar você tem a oportunidade de morar em bairros mais valorizados, perto do centro e quem sabe até do seu trabalho, deixando sua rotina mais dinâmica e rápida.
Se você ainda é novo, e a sua carreira está em fase de consolidação, a flexibilidade de ser um inquilino, e poder mudar de cidade a qualquer momento, pode ser vantajosa para você.
E ser um locatário, faz com que você não precise se preocupar com reparos estruturais ou com a manutenção do imóvel (dependendo da situação), te eximindo de algumas responsabilidades e gastos.
Sabendo dessas vantagens, o aluguel, quando bem planejado, passa a ser um investimento, uma vez que quem aluga fica responsável apenas pela manutenção e a conservação do imóvel, não havendo necessidade de arcar com despesas extraordinárias.
O inquilino tem que pagar a despesa extraordinária do Condomínio?
Reparo em imóvel alugado: quem deve pagar? Inquilino ou Proprietário?
Comprar ou alugar imóvel no Litoral Sul de São Paulo?
O inquilino não é responsável por todas as despesas – VERDADE
De acordo com a Lei do Inquilinato, o inquilino paga o aluguel, as contas de sua utilização, como água, luz, internet e também os gastos com o condomínio com relação à manutenção, conservação e limpeza.
Já o dono do imóvel passa a ser responsável por cuidar de obras de reforma e estrutural, se for um condomínio, melhoria nas áreas comuns, como jardins.
Cada um possui a sua parte com as despesas, nem tudo fica na responsabilidade do inquilino, inclusive já comentamos por aqui quais são as obrigações de ambas as partes, conforme poderá conferir nos links a seguir:
Quais são as obrigações do locador na locação residencial?
Quais são as obrigações do inquilino na locação residencial?
A locação permite flexibilidade – VERDADE
Para quem necessita de flexibilidade, o aluguel é a opção mais recomendada.
Mesmo tendo que cumprir com o período que foi definido no contrato, é muito mais simples conseguir se mudar de cidade, estado ou até mesmo de país quando o imóvel é alugado.
Pessoas que acabaram de se formar, casais que ainda não possuem ou não pretendem ter filhos e pessoas que moram sozinhas possuem uma liberdade maior quando alugam um imóvel.
Locação de imóvel residencial: Pode contrato com menos de 30 meses?
Contrato de aluguel de 30 meses: Posso sair antes?
Pagar aluguel é sinônimo de não guardar dinheiro – MITO
Se você possui um emprego estável e sabe administrar bem o seu dinheiro, guardar dinheiro não será um grande problema, uma vez que o aluguel não te impede de fazer uma boa economia.
Porém é importante lembrar que antes de se tornar um inquilino, é preciso calcular alguns pontos. O recomendado é que você gaste no máximo 30% do seu orçamento com o aluguel, incluindo o condomínio e o IPTU.
Quem deve pagar o IPTU do imóvel alugado?
Não pode decorar o imóvel alugado – MITO
É possível sim decorar o imóvel alugado da maneira que você deseja, mas antes é preciso que você converse e faça um acordo com o dono do imóvel.
O que não pode acontecer, são mudanças nas estruturas do imóvel. Vale ressaltar que no contrato, está informado que você precisa devolver o imóvel da mesma forma em que lhe foi entregue.
Como reformar um apartamento alugado sem gastar muito
Locação de Imóveis: Quem deve pagar a reforma no imóvel alugado?
É melhor recorrer ao financiamento imobiliário do que à locação – MITO
Um assunto que costuma render boas discussões, porém é um grande mito, afinal, cada caso é um caso e precisa ser analisado individualmente, isso devido o fato dos preços do aluguel variarem muito, assim como as condições de um financiamento imobiliário.
E para analisar, é necessário que você coloque na conta, quanto dinheiro você tem para a entrada do financiamento, qual a sua relação com a instituição bancária, qual a proposta que foi oferecida pelo gerente, e especialmente, quais são os seus planos em curto, médio e longos prazos.
Colocando tudo na ponta do lápis, fica bem simples escolher qual a melhor opção para você.
Entrada de financiamento VS Sinal de Compra de Imóvel: quais são as diferenças?
Financiamento Imobiliário: qual é o mais barato?
Como quitar o saldo devedor?
Taxas de juros para financiamento imobiliário 2022
Taxa Selic subiu! Como fica o financiamento imobiliário.
Vale a pena financiar imóvel em 2022?
É melhor e mais barato alugar direto com o proprietário - MITO
Essa afirmação não trata-se apenas de um mito, mas principalmente, de uma prática muito arriscada.
Quando você aluga (seja proprietário ou inquilino) sem o intermédio de um especialista no assunto, fica sujeito a grandes problemas ao longo da locação.
Nós já especificamos 9 riscos, por exemplo, que você corre ao alugar imóvel sem uma imobiliária.
9 riscos que você corre ao alugar imóvel sem imobiliária
Locação de Imóvel: é seguro alugar imóvel direto com proprietário?
Tem problema alugar imóvel sem contrato de locação?
Se você quer alugar imóvel, podemos te ajudar! - VERDADE!
Essa é uma verdade e tanto, pois, nós podemos ajudar não só inquilinos a encontrarem imóveis ideias e que se enquadram no que procuram, como também, os proprietários que estão dispostos a disponibilizar seu imóvel para locação.
Isso porque, é possível anunciar propriedades no nosso portal, de forma gratuita e ainda contando com profissionais especializados e de confiança, que cuidarão de toda a tramitação ao longo das negociações e contrato de locação.
Boa sorte nas negociações!!