A cidade cresceu, a população aumentou, os bairros expandiram e o transporte não parou no tempo. E que tal acompanhar essa evolução? O Museu dos Transportes é mais uma opção de passeio na cidade de São Paulo. Localizado no bairro do Canindé, o espaço resgata momentos históricos e traz à memória períodos marcantes sobre o desenvolvimento do transporte público na capital paulista.
Os visitantes podem viajar pelo passado através de uma galeria de fotos, livros, móveis, objetos, e documentos sobre o transporte urbano. Também é possível conferir relíquias dos principais veículos que marcaram a história do País, como o primeiro bonde a circular no Brasil em 1859 e até o primeiro trólebus de fabricação nacional, produzido em 1960.
O acervo conta com as primeiras carteiras de habilitação a serem emitidas, incluindo as de cocheiros, um bonde de tração animal que era puxado por burros e muito mais.
O Museu dos Transportes foi inaugurado em 1985 por uma iniciativa do ex-funcionário da Companhia Municipal de Transportes Coletivos, Gaetano Ferolla. Ao longo do tempo a coleção foi enriquecida por doações de colecionadores e instituições.
O espaço preserva a imagem de São Paulo Romântica, do século XIX, com seus bondes abertos e puxados por animais. O local é ideal para aqueles que gostam de história e têm curiosidade sobre como eram os bondes circulando pelas ruas da capital. A entrada é gratuita e o museu funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.
Museu dos Transportes
Dias de funcionamento: terça-feira a domingo
Horário: 9h às 17h
Telefone: (11) 3315-8884
Entrada: Gratuita
Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 780 - Canindé