O mercado imobiliário está em constante evolução, e a tecnologia tem desempenhado um papel de destaque ultimamente. Nos últimos anos, diversas inovações têm transformado a forma como compradores, vendedores e profissionais do setor interagem e fazem negócios. Essas mudanças favorecem transações imobiliárias mais eficazes, transparentes e cômodas. Mas como você pode usar a tecnologia no mercado imobiliário a seu favor? Não importa se você é corretor de imóveis, gerencia uma imobiliária ou é um investidor nessa área, o texto de hoje pode te ajudar.
Destacamos as principais tecnologias que podem fazer parte do seu dia a dia ou já estão presentes, influenciando suas decisões, sem que você tenha percebido ainda. Continue a leitura e confira a seguir essas tendências e inovações que já impactam positivamente o mercado imobiliário.
Com a realidade virtual, os compradores podem fazer visitas virtuais aos imóveis sem sair de casa. Isso permite que potenciais clientes explorem os ambientes de forma imersiva e detalhada, economizando tempo e agilizando o processo de tomada de decisão.
A ideia dessa tecnologia no mercado imobiliário não é substituir 100% as visitas presenciais, mas mostrar mais opções aos interessados de forma que eles possam selecionar as melhores opções depois de uma visita virtual. Assim, ao invés de perder tempo visitando cinco casas, por exemplo, esse número pode ser reduzido para dois.
Essa ferramenta também otimiza o tempo dos corretores de imóveis, uma vez que eles podem atender mais clientes justamente por necessitar fazer menos visitas presenciais.
Portais imobiliários e aplicativos permitem que compradores e vendedores encontrem e divulguem imóveis de forma prática e acessível. Por meio dessas plataformas é possível oferecer informações detalhadas, fotos e até mesmo recursos de busca por filtros personalizados.
Você pode saber como funciona agora mesmo: acesse a barra e navegue pelo menu do nosso Portal, acessando a opção que você precisa: pesquise imóveis para comprar ou alugar, encontre imobiliárias ou ofereça o seu imóvel gratuitamente.
O Grupo SP Imóvel é um dos principais portais de anúncios do estado de São Paulo, com imóveis da Zona Leste, Sul, Leste e Oeste, Grande ABC e Litoral.
Os chatbots e assistentes virtuais não são exclusividades do mercado imobiliário, mas podem ajudar a agilizar o atendimento, o que é benéfico para imobiliárias ou corretores e para o cliente.
Essas ferramentas funcionam oferecendo respostas instantâneas a perguntas frequentes e auxiliando na triagem inicial de interessados em imóveis.
Os contratos digitais permitem que transações imobiliárias sejam executadas de forma mais rápida, mas ainda de forma segura e transparente.
O contrato digital é uma versão digitalizada do contrato tradicional, em papel. Com ele, é possível enviar o documento por e-mail e receber uma assinatura digital. Dessa forma, o processo é feito de forma rápida e ágil, sem a necessidade de encontros presenciais.
A imobiliária pode enviar o contrato ao cliente, que pode enviá-lo para seu advogado conferir e, então, assiná-lo.
Big data é referente ao processamento e armazenamento de dados. No setor imobiliário, o big data pode ser utilizado em duas frentes: marketing e avaliação de imóveis.
No marketing, a análise de dados pode ajudar na segmentação de ofertas, adaptando-as às necessidades específicas de cada perfil de cliente, o que aumenta as chances de sucesso.
Já na avaliação de imóveis, o big data fornece dados importantes, como estabelecimentos comerciais próximos à propriedade e os valores das propriedades na região, permitindo uma avaliação mais precisa e chegando a um valor ideal.
Imagem: Freepik
A IoT possibilita a conexão de dispositivos e sistemas em uma casa, permitindo automação e controle remoto de funções como iluminação, segurança e climatização. As casas inteligentes têm ganhado popularidade entre compradores em busca de mais conforto e sustentabilidade.
Reformar um imóvel incluindo essa tecnologia significa valorizar consideravelmente o seu valor de mercado. Essa é uma dica boa para os investidores de imóveis, principalmente os adeptos do flipping de imóveis, estratégia que consiste em comprar imóveis abaixo do valor de mercado, fazer reformas e melhorias para vendê-los por um preço mais alto.
O financiamento coletivo, também chamado de crowdfunding, pode ser feito por meio de plataformas.
As plataformas de crowdfunding permitem que investidores participem de empreendimentos imobiliários com valores menores, democratizando o acesso ao mercado de investimentos imobiliários.
O QR Code é uma imagem que, quando visualizada pela câmera do celular, disponibiliza um link para o usuário acessar. É uma forma de levar uma informação física, que está em uma foto ou panfleto, por exemplo, para o meio online.
Essa tecnologia no mercado imobiliário pode ser usada para melhorar a experiência do cliente. Por exemplo, incluindo o QR Code em um panfleto, é possível levar a pessoa para um vídeo ou mesmo para uma tour virtual, entre diversas outras possibilidades.
CRM é uma sigla para o termo em inglês “Customer Relationship Management “, que categoriza um tipo de sistema que reúne informações e/ou contem com ferramentas que automatizam funções relacionadas ao atendimento ao cliente.
No mercado imobiliário, é indicado o uso do CRM para reunir as informações de todos os clientes de uma imobiliária. Desse modo, qualquer funcionário com acesso ao sistema poderá conferir o histórico do cliente, otimizando o atendimento.
Existem sistemas prontos no mercado que as imobiliárias podem assinar, além da opção de contratar uma empresa de desenvolvimento para criar um software sob medida.
A geolocalização está diretamente associada à identificação da posição geográfica por meio de aparelhos como celulares e GPS automotivos. Essa tecnologia no mercado imobiliário é usada quando o cliente busca por imóveis em uma região específica.
Com a geolocalização, é possível localizar imóveis em áreas específicas, juntamente com suas descrições e imagens. Essa tecnologia é importante, pois facilita para que as imobiliárias sejam encontradas pelos clientes na internet.
Essas tecnologias disponíveis no presente já estão moldando o futuro do mercado imobiliário, tornando-o mais dinâmico, acessível e eficiente. Para profissionais do setor, acompanhar essas mudanças e adotar tecnologias relevantes é essencial para se manter competitivo e oferecer um serviço de qualidade aos clientes. Para compradores e proprietários, a tecnologia abre um leque de oportunidades e diversas facilidades, permitindo que as transações imobiliárias sejam realizadas de forma mais ágil e segura.
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