Há alguns anos, empresas do setor usaram um "mundo virtual" para fazer negócios. O Second Life, que foi uma febre nos anos 1990 e 2000, foi a primeira grande experiência nesse universo digital. Era (é, pois ainda existe, não com tanta força como no passado) um ambiente virtual e tridimensional que simulava aspectos da vida real e social das pessoas. Empresas do setor aproveitavam a dinâmica do jogo, que simulava uma cidade, para fazer lançamentos dentro desse mundo. É claro que a comunicação entre o digital e o físico, naquela época, era muito precária. O Second Life, na prática, só mostrava um lançamento, um prédio, e fazia publicidade. Qualquer contato com um possível consumidor precisava ser feito no mundo real, no estande de vendas.
O tempo foi passando e o mercado viu que era possível usar a tecnologia a seu favor. Pouco anos depois, uma incorporadora criou o primeiro passeio virtual em um empreendimento. Pelo computador era possível "passear" pela planta de um apartamento e do prédio e conhecer detalhes do empreendimento. Ainda assim, a tecnologia, perto do que conhecemos hoje, era arcaica, mas funcionou para o que se propunha. Ainda assim, os negócios precisavam do "contato humano".
Anos passando, tecnologia avançando e o mercado se aproveitando desses novos tempos. Não faz muito tempo - coisa de menos de uma década -
que o primeiro negócio virtual foi registrado. Uma transação via comunicação virtual, com acerto via "torpedo" e fechamento de negócio, claro, com assinatura física em papel real.
Hoje, não se pode imaginar o mercado sem o auxílio da Internet. Quase não existem empresas do setor sem site próprio, fanpages em redes sociais e empresas que intermediam negócios via web. Os próprios portais do
Grupo SP Imóvel têm papel fundamental no auxílio aos agentes. Não fecham negócios, mas são excelentes vitrine para isso. Não só nos desktops, mas em devices como tablets e smartphones, com aplicativo de busca e relacionamento. E o universo é pequeno, pois muito ainda está por vir para estreitar ainda mais essa relação. O e-commerce definitivamente chegou ao setor.
Hoje, nos seis portais que administra (
www.znimovel.com.br,
www.zlimovel.com.br,
www.zoimovel.com.br;
www.zsimovel.com.br;
www.abcimovel.com.br e
www.litoralsp.com.br) são quase 100 mil imóveis anunciados de 1.500 imobiliárias e mais de 1,3 milhão de visitas por mês. E não é só no contato, o Grupo SP Imóvel também realiza trabalho de construção de sites, Search Engine Optimization (SEO) - ferramenta para melhorar o posicionamento de sites no Google -, entre outros serviços de tecnologia.
E as novidades e possibilidades para o setor não acabam. Recentemente foi anunciada a primeira transação imobiliária por aplicativo de comunicação, o WhatsApp. Ou seja, o universo está cada vez maior e ainda mais acessível e próximo. Uma dualidade real e virtual que faz das possibilidades algo infinito. O mundo para o setor imobiliário realmente está se ampliando.