O financiamento imobiliário é um nos meios mais utilizados para a aquisição da casa própria. E esse comprador vai pagar o seu financiamento imobiliário por meio de parcelas mensais por cerca de 30 a 35 anos.
E no decorrer desses anos, tudo pode mudar e até mesmo surgirem outras oportunidades, como vender o atual imóvel e mudar de casa. Mas então, o que fazer com o financiamento imobiliário? É possível transferir o financiamento para o outro imóvel? É possível trocar de imóvel sem quitar o atual financiamento?
Veja a seguir os detalhes o que é possível fazer nessas situações do financiamento imobiliário:
Não exatamente transferir a dívida do seu financiamento do atual imóvel para o novo. Mas, existe alternativas, uma delas é vender esse imóvel, quitar o saldo devedor e o restante do valor será repassado para você.
E no novo imóvel dará início novamente no processo de financiamento imobiliário.
O que muitos desconhecem é a possibilidade de transferir o financiamento imobiliário para outra pessoa, desde que essa terceira pessoa que assumirá a dívida, passe por avaliação do crédito.
Portanto, a pessoa que comprou o seu imóvel, poderá assumir o seu financiamento imobiliário, mesmo que não tenha terminado de pagar as parcelas. Após aprovação do banco, será iniciado um novo processo de financiamento com um novo contrato de acordo com o perfil deste novo comprador.
E se ao longo desses anos, você tem interesse em adquirir mais um imóvel, sem precisar se desfazer do seu atual, não há problema que ainda possui um financiamento imobiliário ativo.
Você pode ter dois financiamentos ativos. Porém vale lembrar, que a parcela de um financiamento imobiliário não pode comprometer mais que 30% da sua renda mensal, portanto, com o segundo financiamento, o banco vai avaliar a sua capacidade de arcar com todas as despejas, portanto, será somado o valor das duas parcelas e não poderá ultrapassar mais que 30% do comprometimento da renda mensal.
E mesmo já tendo um financiamento ativo, o comprador terá que passar pelo processo novamente, ou seja, o banco vai analisar o seu histórico de pagamentos, seu score, comprovação de renda, análise de documentos. Pois, a instituição que vai disponibilizar o “crédito” precisa ter segurança que o cliente terá capacidade de arcar com as despesas, pagar as prestações e apresentar um risco zero de inadimplência. Saiba mais sobre a Falta de Pagamento no Financiamento Imobiliário.
Para avaliar as condições de pagamento do solicitante do crédito, um dos requisitos que os bancos levam em consideração para aprovar ou negar o financiamento imobiliário é a pontuação do score deste cliente. Veja aqui a importância do Score no financiamento imobiliário.
Atualmente, as instituições financeiras disponibilizam diversas linhas de crédito com taxas de juros e condições de pagamentos diferenciados. Portanto, veja qual é o melhor índice que se enquadra nas suas condições financeiras. Confira em nosso Blog: Qual é o melhor índice no financiamento imobiliário: TR, Poupança ou IPCA?
O texto aborda a possibilidade de transferir um financiamento imobiliário para outro imóvel, explicando os procedimentos necessários para realizar essa transferência, além de considerar a viabilidade de ter mais de um financiamento ativo. Também destaca a importância de analisar as condições do financiamento, como taxas de juros, seguros e relacionamento com o banco, para fazer a melhor escolha financeira.