Financiamento
Atualizado em: 06.dez.2021
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

Posso usar o meu imóvel como crédito para comprar outro?

Saiba se é possível essa negociação e como fazer

Imagem Posso usar o meu imóvel como crédito para comprar outro?
Logo Copiar Blog Notícia

Posso usar o meu imóvel como crédito para comprar outro?

Sim é possível. E acordo com o CEO da CrediHome, Bruno Gama, essa negociação é conhecida como “Permuta Imobiliária”. “Essa negociação vai depender da aceitação do vendedor do imóvel que você tem interesse. Normalmente, ela acontece entre alguém que possui um imóvel de valor mais baixo e que tem interesse em comprar outro de valor superior.”

Gama ressalta que o vendedor do imóvel de valor mais alto precisa aceitar a permuta. “É preciso aceitar que seu pagamento seja feito em dinheiro e parte com o valor do imóvel que será colocado no negócio. Além de aceitar o formato, é preciso chegar a um acordo sobre os valores dos dois imóveis para saber se vale a pena ou não este tipo de crédito”, explica o CEO.

A Permuta pode ser aplicada para qualquer tipo de imóvel, casas, terrenos, apartamentos e imóveis a serem construídos.  “Diferentemente da compra e venda, a permuta de imóvel possui uma estrutura mais simplificada, pois não exige que o pagamento seja feito em dinheiro. Contudo, quando houver bens com valores diferentes é possível que o pagamento da diferença seja feito em dinheiro”, explica o advogado Fabrício Posocco, especialista em direito imobiliário do escritório Posocco & Advogados Associados.

O contrato de permuta deve ser analisado minuciosamente antes de ser assinado para evitar complicações. “Primeiramente, é necessário conferir a situação legal dos bens, pedindo a entrega de todos os documentos comprovativos. É importante que sejam inclusas nesse contrato as cláusulas de garantia da entrega do imóvel ou do pagamento em dinheiro, caso uma das partes venha a desistir. Mesmo que exista a confiança entre as partes, é imprescindível a presença de um profissional para dirimir eventuais dúvidas e garantir que o contrato elaborado está em conformidade com a lei e a vontade das partes. É de suma relevância esclarecer quais bens estará na negociação, pois a permuta de imóvel só pode ser feita entre bens solos e que são passíveis de serem incorporados”, orienta o advogado da Posocco & Advogados Associados.

E você está procurando Imóvel para Comprar em São Paulo? Acesse o link e veja os Imóveis que aceitam Permuta em São Paulo.


A aquisição de um imóvel é algo que precisa ser analisada com cautela, pois existe uma série de detalhes a ser estudada. Por isso, é muito importante realizar simulações do financiamento imobiliário nos sites dos principais bancos, assim é possível ver quais instituições oferecem as melhores taxas do crédito imobiliário de acordo com o seu perfil. Nessas simulações é possível ter uma previsão das taxas de juros, seguros, amortização e dos valores das parcelas mensalmente. 

Uma taxa de juros mais alta será o suficiente para aumentar o valor da prestação e consequentemente o montante final que você terá de pagar. O nível de relacionamento do cliente com o banco interferirá na cota e taxa de juros da contratação do crédito imobiliário. Ou seja, é importante consultar mais de uma instituição bancária e avaliar as melhores alternativas de financiamento. Veja em nosso Blog: Qual é o melhor banco para Financiamento Imobiliário?


Atualmente, as instituições financeiras disponibilizam diversas linhas de crédito com taxas de juros e condições de pagamentos diferenciados. Portanto, veja qual é o melhor índice que se enquadra nas suas condições financeiras. Confira em nosso Blog: Qual é o melhor índice no financiamento imobiliário: TR, Poupança ou IPCA?

 

Caso queira conhecer mais sobre os programas de Financiamento Imobiliário de cada instituição bancária, aconselhamos ler nossos artigos:
 
Fonte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
www.spimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel
< Post Anterior
Creche particular em Mauá: conheça as principais opções da região
Próximo Post >
Lugares para passar o Natal no Grande ABC