Você sabia que o seu lixo reciclável tem valor? Eles podem ser trocados por prêmios como produtos e serviços.
Em um cenário de crescimento da população e da quantidade de lixo produzido no Brasil, o descarte correto do lixo é uma das grandes preocupações, pois apenas 4% do total dos resíduos sólidos são reciclados, ou seja, isso gera um desperdício de R$ 8 bi por ano, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA 2010.
Com o intuito de engajar as pessoas em torno de uma mentalidade sustentável, os sócios Rodrigo Jobim Roessler, Rogério Buhrer de Moraes e Christiano Bauch Machado fundaram em 2017, o Molécoola, um programa de fidelidade ambiental, que atua com base na logística reversa de recicláveis pós-consumo e transforma os recicláveis em benefícios.
"Somos apaixonados pela vida e pela vontade de criar um mundo melhor! Essa inspiração e mais duas décadas de experiência corporativa nos trouxeram ao universo dos negócios de impacto socioambiental. Foi assim que criamos a Molécoola, uma startup que transforma o lixo reciclável em benefícios. Um modelo onde todos saem ganhando: os cidadãos, as indústrias, os recicladores, os microempreendedores, as cidades e o meio ambiente!", declaram os sócios em post na página do Facebook da marca.
A economia circular e a busca de produtividade aplicadas na lógica do negócio trazem benefícios a todos as partes integrantes do projeto. A indústria é beneficiada pela logística reversa. Já o reciclador ganha com o custo competitivo e com o recebimento de material de qualidade. A iniciativa pública é beneficiada pela diminuição do impacto ambiental local e pela economia na gestão de resíduos, enquanto o varejo tem a oportunidade de se associar a um programa de fidelidade sólido. E o meio-ambiente se beneficia pela recuperação dos resíduos. "De um lado, todos estão buscando um estilo de vida mais sustentável, e a educação ambiental precisa ser incluída nesta premissa. De outro, quem está à margem do trabalho formal será beneficiado pela inclusão econômica em um modelo formal e profissional de renda", garante Rodrigo Jobim Roessler.
Para participar do Programa de Fidelidade é simples e fácil. É preciso fazer o download do aplicativo Molécoola no Smarthphone (disponível para Android e IOS), localizar a loja-container mais próxima, levar os recicláveis limpos e separados.
Depois de scaneados ou pesados, eles são convertidos em pontos que podem ser trocados por prêmios, disponibilizados na própria loja ou a partir de parcerias estabelecidas com empresas de produtos e serviços, como por exemplo, crédito no bilhete único ou no celular, voucher no Uber, produtos de limpeza, itens de supermercado, lazer, esportes e muitos outros. São mais de 50 opções de resgates. E para resgatar, o acúmulo mínimo é de 60 pontos.
Por enquanto, as lojas do Molécoola estão localizadas apenas em São Paulo, na Zona Norte, Sul e Oeste, mas a ideia é expandir e contar com mil pontos de reciclagem por todo o país.