Ser proprietário de um imóvel e ter a pretensão de disponibilizá-lo para locação exige bastante planejamento, estratégia e planos de ação para que a propriedade não fique vazia por muito tempo, tornando-se assim, uma fonte de despesas e não de renda para quem a mantém.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para quem tem algum patrimônio parado e que tem a ideia de colocá-lo para alugar o quanto antes.
Essa primeira dica parece óbvia, porém, é muito importante que faça parte do planejamento do proprietário, contar com o suporte de um profissional especializado para que faça a intermediação entre locador e locatário, evitando problemas no decorrer do contrato de locação.
Além disso, essa empresa especializada será capaz de te dar todas as orientações necessárias antes, durante e após o contrato. Dessa forma é possível que nenhuma parte seja prejudicada em algum momento e que tudo siga conforme direitos e deveres estipulados pela lei.
Lembre-se que pagar uma comissão mensal, para um suporte jurídico e imobiliário, não é um gasto, mas sim, um investimento diante dos inúmeros problemas que podem surgir ao longo do caminho e que podem ser evitados com o apoio de um especialista no assunto. Muitas vezes, o barato pode sair muito caro, além de gerar muita dor de cabeça.
Há quem diga que a ‘’a primeira impressão é a que fica’’, certo? Pois bem, na locação de imóveis esse ditado fala muito alto e justamente por isso, é muito importante que o proprietário deixe a propriedade em boas condições para que seja possível surgirem potenciais interessados em alugá-la.
Além de você conseguir negociar um preço mais interessante, diante da valorização do imóvel, é mais fácil exigir a devolução do mesmo em perfeito estado.
Lembre-se: a locação de imóveis é uma prática de via de mão dupla, compensa não apenas para o inquilino residir em um bom local, mas também para o proprietário, que esse locatário mantenha a sua propriedade em perfeitas condições.
Esse fator pode ser determinante na hora de um interessado no seu patrimônio escolhê-lo, isso porque, é um meio de facilitar a vida e trazer maior comodidade para quem está buscando uma nova residência.
Dormitórios e cozinha com armários são os que acabam gerando maior desejo em imóveis para locação. E isso depende do tipo de imóvel, por exemplo, se tratar-se de uma kitnet, o ideal é que ela esteja completamente mobiliada, pois, muitas vezes é procurada por pessoas que necessitam de uma maior urgência na mudança.
Essa é uma das dicas mais importantes e uma das mais difíceis também, pois, por muitas vezes é complexo pensarmos que investimos tanto em uma propriedade e que no final, talvez, ela não seja rentável tanto quanto imaginamos. E para evitar que valores injustos (abaixo ou acima da prática comum de mercado) sejam negociados, é muito importante o acompanhamento de uma imobiliária ou corretor de imóveis, para que o mesmo dê as orientações necessárias.
Esse profissional será capaz de analisar o valor baseando-se em diversos fatores, tais como:
Esteja disposto a negociar!
Quando falamos sobre locação é muito importante que o proprietário do imóvel esteja disposto a negociar seja antes do contrato ou durante. Por isso mesmo, no item anterior, falamos sobre o estudo de mercado necessário na hora de cobrar o valor do aluguel, que muitas vezes, tem que ser divulgado com uma margem superior (mas ainda dentro da média do mercado) para que seja possível negociá-lo.
Ser flexível é uma qualidade que pode trazer muitas vantagens ao proprietário e diminuir chances de futuras dores de cabeça. Mas isso não significa desvalorizar o seu patrimônio, ok?
O Portal SP Imóvel pode te ajudar a encontrar um profissional capacitado a te dar suporte durante toda a tramitação e contrato de locação, além de também, possibilitar o anúncio gratuito do seu imóvel. Na nossa página de cadastro de anúncio tem um vídeo onde explicamos como funciona, vale muito a pena!
Conferir como funciona o anúncio de imóvel para locação no Portal SP Imóvel