Rony Meneses é formado em publicidade e gestão comercial, cuja trajetória impressionante inclui cinco anos como vendedor da enciclopédia Barsa, período em que cada venda proporcionava uma comissão comparável à de um imóvel. Pioneiro na criação de um blog direcionado para corretores de imóveis e se consolidou como uma referência em eventos voltados para o mercado imobiliário. Entre suas inúmeras contribuições, destaca-se a criação do Sebrami – Seminário Brasileiro do Mercado Imobiliário.
Rony, ex-vendedor da enciclopédia Barsa, aplica ao mercado imobiliário as valiosas técnicas de vendas e lições que o levaram ao sucesso. “Quando eu entrei para ser vendedor na enciclopédia Barsa, eu quase não fui contratado. Eu tinha apenas 19 anos, vestia uma camisa surrada, uma calça social velha, e um sapato furado, que só eu sabia que estava rasgado. Durante a entrevista, Inês, minha futura gerente, perguntou se eu já tinha trabalhado com vendas. Eu respondi que sim, mencionando meus trabalhos vendendo sorvete e na feira. Quando ela me perguntou por que deveria me contratar, eu disse que só precisava de uma oportunidade e que, uma vez que eu começava algo, ia até o fim. Ela decidiu me dar essa chance.
Na primeira semana, Inês enfrentou críticas de outros gerentes, que diziam que eu não iria vender nada e que ela tinha cometido um erro ao me contratar. Mas após uma semana de treinamento, fui para a rua e me destaquei: fui o segundo da turma de mais de 50 vendedores a fechar uma venda, e em uma semana, eu já havia feito duas vendas enquanto outros ainda não tinham vendido nada. Permaneci na empresa por cinco anos, observando as pessoas entrando e saindo.
Quando me perguntam se eu era um excelente vendedor, eu respondo que não; o que eu fiz foi observar e modelar. Eu observava os melhores vendedores e pedia para acompanhá-los, oferecendo ajuda com suas pastas, apenas para ver como trabalhavam. Passei horas aprendendo suas abordagens, demonstrações, e técnicas de fechamento. Assim, fui absorvendo o melhor de cada um e adaptando ao meu estilo.
Um ano depois, eu dominava as demonstrações. Embora nunca tenha sido muito bom no fechamento, nas demonstrações eu já sabia quando o cliente ia comprar. Eu também entendi que vendas é pura matemática. Eu me concentrava em fazer 10 visitas por dia, porque descobri que a cada 10 demonstrações completas, eu conseguia uma venda. Às vezes, eu fazia 30 demonstrações e não vendia nada, mas logo depois fechava três vendas consecutivas. Por isso, eu sempre saía de casa motivado a fazer minhas 10 demonstrações diárias.”
Começar na carreira como corretor de imóveis pode ser desafiador, especialmente quando nos deparamos com profissionais experientes e campeões de vendas. É natural sentir uma certa timidez ao se aproximar desses profissionais experientes talentos.
O Ceo do Grupo SP Imóvel, Dalton Toledo, acredita que a maioria das pessoas gostam de compartilhar seu conhecimento. E se você se aproximar de forma gentil e demonstrar interesse genuíno, esses profissionais de sucesso geralmente estão dispostos a ajudar. Eles sabem o valor de um ambiente colaborativo e, muitas vezes, se sentem motivados a contribuir para o crescimento dos novos colegas.
“Ensinar é algo prazeroso, e essa troca de experiência pode ser valiosa tanto para o aprendiz quanto para o mentor. Se você chega de forma gentil, se você aborda um profissional que está ali no salão vendendo muito e você estar ao lado aprendendo com essa pessoa, acredito que esse modelo de aprendizado, onde os novos corretores se sentam ao lado dos mais experientes para observar e aprender, é uma das melhores formas de evoluir na profissão.”
Para se tornar um corretor de sucesso busque profissionais que já possuem uma carreira consolidada. É essencial estar perto de quem realmente entende do mercado e está atuando de forma eficaz.
De acordo com o Ceo do Publicidade Imobiliária, Rony Meneses, uma dica é marcar um café, conversar, fazer conexão. “Quando os corretores perguntam para mim como que eu aprendo a ser um corretor de sucesso, eu falo, busque corretores de sucesso. Marca um café e faça conexão com essas pessoas. Se você quer aprender a vender imóveis no Grande ABC, procure o melhor corretor ou a melhor imobiliária da sua região. Entre em contato, diga que gostaria de tomar um café e aprender com eles. Ao se conectar e conversar com esses corretores que estão alcançando bons resultados, você terá a oportunidade de modelar suas práticas e, assim, se tornar um profissional de sucesso.”
Rony relata que, quando trabalhava como vendedor da enciclopédia Barsa, recebia treinamento diariamente. “Nós passávamos uma hora aprendendo com quem tinha vendido no dia anterior. O diretor ou os gerentes, uma vez por semana, ofereciam um treinamento de vendas. Então, quando alguém diz que um vendedor de enciclopédia Barsa pode vender qualquer coisa, a resposta não é tão simples. Quem vendeu enciclopédia Barsa foi treinado como um atirador de elite. Todos os dias havia treinamento de vendas.”
Já Toledo gostou dessa experiência da Barsa e acredita que poderia ser adaptado para o setor. “Ele não aprendia apenas com o líder, mas também com os colegas que estavam vendendo ao seu lado. Isso é algo incrível para o mercado imobiliário. Muitas imobiliárias, por exemplo, realizam pregões ou reuniões semanais. E nessas ocasiões, poderia chamar o corretor que fez uma venda extraordinária para compartilhar sua experiência. Qual foi o processo que ele seguiu?”
Para quem já está há algum tempo no mercado, o próximo passo para evoluir é investir em network, nas redes de relacionamento. Mas, à medida que começa a vender e obter resultados, é hora de buscar os corretores mais experientes e bem-sucedidos da sua área – seja no segmento de Minha Casa Minha Vida ou no mercado de alto padrão – e construir uma conexão com eles. Marcar um café, bater um papo, criar um relacionamento.
“Eu, por exemplo, sou publicitário e atuo no mercado imobiliário, atendendo algumas construtoras. O que eu faço? Pego o carro e viajo pelo Brasil todo para visitar clientes. Muitos me perguntam: "Rony, por que não fazer essa reunião via Skype, Google Meet, ou outra plataforma online?" E eu sempre respondo: "Eu prefiro dirigir até Balneário Camboriú, por exemplo, para apertar a mão do meu cliente, olhar nos olhos dele e garantir que está sendo bem atendido.
Esse tipo de relacionamento pessoal é o que garante que meu cliente não vai me trocar por ninguém. Eu sei o que ele precisa, estou presente quando ele precisa, e faço questão de estabelecer uma conexão além do simples atendimento. Não é só entregar leads, cuidar do site ou do marketing da empresa, é sobre criar um relacionamento de confiança e proximidade”, garante Rony.
Hoje, o cliente do mercado imobiliário mudou completamente. Antigamente, as pessoas que buscavam imóveis vinham através dos jornais ou placas, no entanto, nos dias de hoje, quase 90% dos clientes começam sua jornada de compra online.
“Por isso, é importante produzir vídeos curtos dos imóveis. Os corretores precisam elaborar conteúdos que impactam.”, declara o Ceo do Publicidade Imobiliária.
Diante dessa mudança, o corretor que deseja se destacar e vender mais precisa se tornar uma referência na sua região. Não adianta querer ser influenciador de outros corretores se as pessoas ao seu redor nem sabem que ele é corretor.
“Se eu fosse um corretor de imóveis, no meu carro teria um adesivo: Rony Meneses - Corretor de Imóveis. Na minha casa teria alguma identificação, nas minhas redes sociais também teria”, declara Rony.