Para o Corretor de Imóveis
21.jun.2023
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Qual deve ser a postura do corretor de imóveis durante uma venda?

Confira o bate-papo com o consultor Guilherme Carnicelli

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 A postura do corretor na intermediação de uma venda desempenha um papel crucial no processo imobiliário. Um corretor eficiente deve adotar uma série de qualidades e comportamentos que inspirem confiança, transparência e profissionalismo.


Em primeiro lugar, um corretor deve ser extremamente profissional em todas as interações com os clientes. Isso inclui vestir-se adequadamente, ter uma comunicação clara e eficaz, além de manter uma conduta cortês e respeitosa. O profissionalismo transmite confiança e estabelece uma base sólida para a relação entre o corretor, o comprador e o vendedor.


É fundamental o corretor ser ético. A honestidade e a transparência são valores essenciais que um corretor deve manter durante todo o processo. É imprescindível fornecer informações precisas e completas sobre a propriedade em questão, bem como sobre os termos e condições da venda. A transparência gera credibilidade e ajuda a construir relacionamentos duradouros com os clientes.



Crédito da Foto: Drazen Zigic no Freepik


De acordo com o consultor Guilherme Carnicelli, as pessoas buscam por “transparência” nas negociações. “Se eu fosse um corretor de imóvel eu escolheria um dos lados.  Muito provavelmente, escolheria o lado do vendedor. Porque a minha escola primária no mercado imobiliário foi a RE/MAX. E eu acho que tem um nível de fidelidade, nível de prestação de serviço que você consegue do cliente vendedor, enfim, vamos lembrar que todo cliente vendedor é um possível comprador. E se você faz um bom trabalho com o cliente vendedor a chance de ele comprar imóvel com você é grande. Tem corretor que não olha para isso. Olha só na venda, mas esquece de que aquele dinheiro que vai entrar no bolso do cara serve para outra coisa, ele vai fazer outra compra. Eu escolheria o lado do vendedor. Tem gente que quer trabalhar com o comprador e aí perfeito você trabalhar com o comprador e representar o comprador e tentar esmagar o cara na negociação tentar trazer o melhor para o seu cliente. Acho que esse é o papel. O problema é quando o cliente tem a percepção de que você não faz nem uma coisa e nem outra.  E aí, se você está trabalhando com as duas partes, você tem que ser muito transparente, no sentido: olha imóvel vale tanto, essa transparência na comunicação é o que vai fazer a diferença na percepção de honestidade.”


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Já o CEO do Grupo SP Imóvel, Dalton Toledo ressalta a importância do corretor criar um diagnóstico para entender a necessidade do comprador. “Uma coisa que eu percebo também, muitas vezes pelo lado do comprador, o comprador não só de imóveis, de outras coisas também, eu quero viajar para um lugar legal, não sei para qual lugar, mas quero ir para um lugar legal, isso acontece também na hora de comprar um imóvel. A pessoa ou a família, não consegue chegar a um consenso do que realmente eles querem. Então, é onde entra um corretor com uma sensibilidade, uma inteligência, entendimento para criar um diagnóstico do que realmente aquela família quer, o que realmente ela vai precisar, é localização, tamanho da cozinha, tamanho do quintal, tem um cachorro, então preciso disso. Eu me vejo muito corretor, pensando desse lado do comprador.”


Guilherme acredita que tem muito haver com escolher com o que se quer trabalhar. “Tem gente que quer trabalhar mais com o comprador, tem gente que quer trabalhar mais com o vendedor. Tem muito haver com aquilo com que você se sente mais útil.”


“Me vejo mais desse lado em criar um diagnóstico do que aquela família não consegue expressar, o que realmente ela quer. Outra coisa, é importante quando o corretor entrar no imóvel não entrar olhando para o nada.  Entra e observa cada detalhe. Porque não vai adiantar só olhar as fotos, olhar o que está no sistema. Por que quando entra a família, logo você vai pensar: já sei em qual imóvel vou te levar”, completa Dalton.


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O consultor concorda com a visão do Dalton e afirma que os corretores que conseguem ter essa sacada de criar o diagnóstico para o comprador e mostrar o imóvel que atende suas necessidades é aquele que possui um “método de atendimento”. “É muito interessante, porque quem consegue fazer isso? Quem tem um método de atendimento. Sem metodologia, sem processo de atendimento,  você não consegue fazer isso.”


Um bom corretor também precisa ter amplo conhecimento do mercado imobiliário. Isso inclui entender as tendências atuais, preços, características das diferentes áreas e as regulamentações relevantes. Estar bem informado permite que o corretor ofereça conselhos e orientações precisas aos clientes, ajudando-os a tomar decisões informadas durante o processo de venda.




 

Fonte:
SP Imóvel
O Portal de Imóvel em São Paulo de São Paulo
www.spimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel
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