Sair do aluguel e comprar a casa própria é o maior sonho de milhares de brasileiros. Mas, a aquisição de um imóvel, é algo que precisa ser analisada com cautela, pois existe uma série de detalhes a ser estudada.
Comprar um apartamento ou uma casa é um investimento a longo prazo e que na maioria dos casos, às pessoas adquirirem imóveis através do financiamento imobiliário. Isso significa que comprometerá boa parte do orçamento mensal da família.
Por isso, o primeiro passo e o mais importante para comprar a sua casa própria é ter um planejamento financeiro. "Os interessados na aquisição de um imóvel precisam ter ciência que é uma compra de longo prazo e que gera custos extras. Por isso, o planejamento é fundamental. E para quem vai financiar é importante saber até as chaves, as parcelas do financiamento imobiliário são corrigidas mensalmente pelo índice Nacional de Custo de Construção (INCC)", orienta a consultora financeira do Site Minhas Finanças em Ordem, Suyen Miranda.
Especialistas recomendam poupar pelo menos 20% dos seus rendimentos familiares mensais com dívidas, incluindo aí a prestação da casa própria. Antes de assumir a dívida do financiamento é fundamental ter uma boa reserva para enfrentar as emergências.
Segundo a especialista, outro erro que as pessoas cometem é comprar imóvel pensando só no preço. "Não pode levar em consideração apenas o preço e esquecer que no dia a dia. Antes de tudo, é preciso definir algumas questões: será casa ou apartamento, ou um terreno para futura construção? Será usado, novo ou na planta?."
Depois do planejamento financeiro e ter escolhido o tipo de imóvel é hora de escolher o bairro da sua futura moradia. Faça uma pesquisa detalhada sobre a região, conheça a vizinhança, verifique se o local está dentro das suas expectativas, confira se a rua está sujeita a alagamento. Se possível faça uma visita em dias e horários diferentes.
Leia Também:
5 cuidados na hora de comprar imóvel na planta
Saiba o que acontece com falta de pagamento do financiamento
Como comprar a casa própria com segurança
Estude também a planta do imóvel. Confira a disposição do imóvel em relação à claridade, ventilação, ruídos externos. Veja o tamanho dos cômodos. Verifique a quantidade de vagas, se é definida, individual ou presa. São vários detalhes que devem ser levados em consideração e que muitas vezes passam despercebidos.
Existem imóveis maravilhosos com preços incríveis, mas com problemas sérios que depois podem se tornar uma grande frustração. Por isso, é importante realizar diversas pesquisas e estudar os detalhes com cautela.
Miranda também observa as pessoas não dão a devida atenção para os contratos. "Na hora de fechar a compra do imóvel é preciso atenção na LEITURA DO CONTRATO. E se possível com um especialista em imóveis que tire toda e qualquer dúvida. As pessoas não leem todos os itens do contrato para entender o sistema de pagamento e se surpreendem achando que vão pagar caro demais."
Aproveite as dicas e conquiste o imóvel que tanto sonha, pois o mercado imobiliário apresenta oportunidades atrativas para quem deseja comprar a casa própria. Aproveite para conquistar o seu lar doce lar e não se esqueça do planejamento financeiro!!!